Procuradora do Trabalho ministra palestra em webinar da OAB-PE sobre trabalho infantil

A procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco e coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Jailda Pinto, participa do webinar “Diga não ao trabalho infantil!”, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Pernambuco, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Na ocasião, a representante do órgão ministerial irá ministrar palestra intitulada "Reflexão sobre a atuação do MPT no enfrentamento ao trabalho infantil em tempos de pandemia". A transmissão ao vivo acontece nesta quarta-feira (9), das 19h às 20h30, através do canal da OAB Pernambuco no YouTube.

Com o intuito de marcar o dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, a OAB Pernambuco promove o evento para refletir sobre o papel das instituições sociais na proteção à infância. Além da procuradora do Trabalho, participam da ocasião, a presidenta da Comissão de Defesa das Mulheres, Crianças e Adolescentes, Idosos e Vulneráveis da OAB Pernambuco, Adda Lorena; o conselheiro tutelar Rafael Reis; o presidente do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife (COMDICA), Eduardo Paysan; e o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB Pernambuco, Cassius Guerra.

COMBATE E ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Junho é o mês em que as ações de combate à exploração da mão de obra de crianças e adolescentes ganham mais visibilidade. Neste ano, há ainda um reforço pelo fato de 2021 ser o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, conforme aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019. O principal objetivo do Ano é instar os Estados membros a tomarem medidas imediatas e eficazes para eliminar das piores formas de trabalho infantil, e, até 2025, pôr fim ao trabalho infantil em todas as suas formas, itens previstos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).