Transporte de Bebidas: MPT promove audiência pública sobre proteção de trabalhadores

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realizou audiência pública sobre a proteção de trabalhadores do setor de transporte de bebidas. A sessão, convocada pelo procurador do Trabalho Leonardo Osório, aconteceu no último dia 12 deste mês, no auditório da sede do MPT. A sessão teve como principal objetivo encontrar soluções para garantir a segurança dos trabalhadores constantemente acometidos de roubos e furtos.

“Os relatos de roubos e furtos de cargas estão crescentes no estado. Precisamos sempre lembrar que é obrigação da empresa assegurar um ambiente de trabalho saudável e seguro. No entanto, reunir os diversos atores dessa cadeia produtiva e os responsáveis pela segurança pública é uma oportunidade de pensarmos juntos soluções para essas questões”, explicou Leonardo Osório.

O sindicato dos trabalhadores expôs que a insegurança é maior nas localidades do interior do estado. Os empresários do setor também afirmaram que apesar das notícias de roubos, a quantidade de ocorrências tem diminuído. Na ocasião, sugeriu-se que os empresários adotem medidas de segurança interna nas empresas para minimizar os riscos e prejuízos e priorizem os meios eletrônicos de pagamento.

Sessão aconteceu na sede do MPT em Pernambuco
Sessão aconteceu na sede do MPT em Pernambuco

De acordo com o procurador do Trabalho, o transporte de grandes valores em espécie aumenta o risco à segurança dos trabalhores. “Irei prosseguir com a análise dos documentos sobre essa situação. No entanto, caso não solucionado o problema, é possível instaurarmos uma notícia de fato em relação as empresas que continuarem transportando elevados numerário”, afirmou Leonardo Osório.

Marcaram presença, na audiência pública, representantes do Sindicato das Indústrias de Bebidas (SINDIBEBE), do Sindicato dos Trabalhadores das Bebidas de Pernambuco, da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco e de empresas do setor, como a Cervejaria Petrópolis, a Solar BR e a Pepsico. Apesar de ser presencial, a sessão contou ainda com a participação de alguns empresários de forma remota.

PROMO 002222.2021.06.000/7