• Procuradorias
  • PRT Recife
  • Diversidade na Cozinha | Primeira turma do projeto recebe título de assistente de cozinha em cerimônia na Alepe

Diversidade na Cozinha | Primeira turma do projeto recebe título de assistente de cozinha em cerimônia na Alepe

As 24 pessoas LGBTs que integram a primeira turma do Diversidade na Cozinha foram diplomadas em assistente de gastronomia em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. A iniciativa, que é capitaneada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco junto com a Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero, marca o fim do ciclo. Diante do sucesso da primeira edição, existe a possibilidade de haver uma segunda turma do projeto.

 

Membros do MPT e concluintes celebram conquista após o fim do evento
Membros do MPT e concluintes celebram conquista após o fim do evento


O evento, inédito na casa legislativa pelo fato de dar tamanha visibilidade à população LGBT, contou com a presença de autoridades, familiares dos concluintes, além dos parceiros da iniciativa. O momento foi marcado pela alegria e descontração, assim como por falas assertivas no sentido de garantir mais igualdade nas relações – em todas, e não somente nas de trabalho.


Pelo MPT, em momentos distintos, falaram a procuradora-chefe do órgão no estado, Adriana Gondim, a procuradora Vanessa Patriota, umas das coordenadoras do projeto, e o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury. Todos destacaram a importância do enfrentamento aos preconceitos e de como o órgão se sente feliz por ter desenvolvido uma ação que contribuiu não apenas para a qualificação profissional, como também para o empoderamento de cada LGBT. 

A atividade ainda contou com o apoio do mandato das Juntas para sua realização na Alepe, representado, no momento, por Robeyoncé Lima, uma das deputadas do coletivo. A deputada Teresa Leitão presidiu a sessão.

Membros do MPT prestigiaram a solenidade, sendo eles Elizabeth Veiga, Janine Miranda, Leonardo Mendonça e Lívia Viana de Arruda. A presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho, Laura Botelho, e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, da Comissão da Diversidade, também participaram da ocasião.

Concluintes


A primeira turma do Diversidade na Cozinha foi composta por: Alexia de Oliveira Santos, Ana Paula Silva, Biianca Ferreira da Silva, Cinthia Fernanda Gomes, Dandhara Rhadcklyff, Dayana Mirtha Aranda de Souza, Érika Borges Leite, Glayceanne Andrade, Jéssica Rodrigues Ferreira, José Lucas do Nascimento, Josiane Messias da Silva Santos, Joyce Beatriz Dos Santos Silva, Joyce Thamires dos Santos, Luan Júnior B. da Silva, Luciana Lorrany Cabral da Silva, Mariana Rocha de Araújo, Mário Gabriel Rodrigues da Silva, Natasha Amanda Lima da Silva, Paloma Bezerra da Silva, Raab Ariel Maia da Silva, Tayná Maísa Passos de Oliveira, Victor Henrique dos Santos Silva, William de Lima Santana e Yohana Lorena Rodrigues da Silva.


As trans Alexia de Oliveira Santos e Biianca Ferreira da Silva foram as oradoras da turma. Em poucas palavras, emocionaram a todos, falando de como foi a formação para o grupo.

Os certificados foram entregues pelas procuradoras responsáveis pelo projeto: Débora Tito, Gabriela Maciel, Melícia Carvalho Mesel e Vanessa Patriota.

 

Procuradoras que coordenaram o projeto entregam certificados
Procuradoras que coordenaram o projeto entregam certificados

Projeto


Ao longo de dois meses, a turma cursou 23 módulos, somando 162 horas-aula de capacitação. Os temas da formação incluíram os cortes clássicos, segurança alimentar e vigilância sanitária, preparo de aves, pescados, drinks e coquetéis, carnes e da culinária regional, cozinha afro-brasileira, petiscaria, serviço de buffet, confeitaria, entre outros.


As classes foram ministradas por reconhecidos profissionais da gastronomia, como a nutricionista Cibele Cavalcante e os chefs Adriano Oliveira, Anna Corinna, Carmem Virgínia, César Santos, Chris Nunes, Cláudia Luna, Cláudio Manoel, Danilo Vieira, Flávia Mindêlo, Leandro Ricardo, Miau Caldas, Robson Lustosa, Vinicius Arruda, Yuri Machado, Zenaide Maria da Silva.

A maior parte dos encontros foram realizados no Instituto Shopping Center Recife, um dos parceiros do projeto. Além da entidade, o Diversidade na Cozinha contou com o apoio da Associação de Bares e Restaurantes, da Faculdade Senac e Dam Roupas.


Todo o processo de formação contou, ainda, com a consultoria gastronômica dos chefs Cláudio Manoel, Flávia Mindêlo e Robson Lustosa. A coordenação do projeto no MPT foi executada pelas procuradoras do Trabalho Débora Tito, Gabriela Maciel, Melícia Carvalho Mesel e Vanessa Patriota.


Os recursos utilizados em toda a iniciativa foram provenientes da reversão de multas por violação de direitos trabalhistas verificadas na atuação do MPT em Pernambuco, que se destaca a atuação do procurador Leonardo Osório.

É hoje!

Nesta quarta-feira (3), das 18h às 22h, é realizada, como forma de atividade final do projeto, a festa de formatura, na Casa de Alceu Valença, em Olinda (Rua Prudente de Morais, 313, Carmo – ao lado do Consulado do Uruguai). Os novos assistentes de cozinha terão a oportunidade de mostrar um pouco do que aprenderam nas aulas.


Toda a alimentação e a organização do buffet e da festa serão feitos pelos integrantes do projeto. Os pratos servidos são um cardápio resumido que demonstra as habilidades dos recém-formados assistentes de cozinha. A festa conta com apresentação dos DJs Lala K e Fred Jordão e show do cantor Almério.


Os artistas aceitaram o convite para animar o evento de forma solidária. A entrada custa R$ 30, mais um quilo de alimento não perecível. Todos os recursos arrecadados servirão para pagar os custos do evento e os alimentos serão revertidos para os alunos.


Os ingressos para a festa estão sendo vendidos na Gestos (Rua dos Médicis, 68, Boa Vista. Fone: 3421-7670).

 

Tags: diversidade na cozinha