MPT em Pernambuco e Unicef discutem forma de atuação conjunta de promoção à infância

Para erradicar o trabalho infantil e promover políticas públicas de proteção à infância, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco e o Unicef realizaram reunião na última quarta (28), na sede do órgão ministerial. Participaram do encontro a procuradora-chefe, Adriana Gondim, o chefe do Escritório do Unicef no Recife, Dennis Larsen e Lúcia Paiva, do setor administrativo-financeiro da agência.

Como encaminhamento da reunião, ficou programada uma oficina para outubro, quando membros do MPT serão apresentados ao trabalho promovido pela Unicef no estado. O evento também visa a articulação de iniciativas de impacto para o enfrentamento do avanço dos números do trabalho infantil.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando. Eles atuam na agricultura, na pecuária, no comércio, nos domicílios, nas ruas, na construção civil, entre outras situações. Em Pernambuco, estima-se que existam 123 mil delas em situação de vulnerabilidade. Esse número representa um acréscimo de 12%, em relação ao levantamento anterior, que contou 109 mil crianças e adolescentes em trabalho precoce no estado.

Retrospectiva
Este foi o segundo encontro do órgão com a instituição neste ano. O primeiro ocorreu em junho passado, durante a semana do 12 de junho, data mundial de combate ao trabalho infantil.