“Diversidade na Cozinha” do MPT seleciona LGBTI+ para curso

O Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a organização filantrópica recifense Gestos, oferece curso básico de auxiliar de cozinha e oficina sobre direitos da população LGBTI+, preferencialmente para pessoas transexuais e travestis. A capacitação faz parte do projeto Diversidade na Cozinha. As inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira (21).

Para concorrer à vaga, que é gratuita, o candidato deve ter no mínimo 18 anos e ser alfabetizado. Na distribuição das 20 vagas do curso, será dada preferência à população LGBTI+, em razão da vulnerabilidade dessa população no acesso ao mercado de trabalho, conforme tem observado o MPT.

O curso, com duração total de 90 horas, conta com instrução gastronômica do restaurante La Comédie, de Claudio Manoel e Flávia Mindelo. As aulas serão ministradas por chefs de reconhecido talento: César Santos (Oficina do Sabor), Carmen Virgínia (Altar), Yuri Machado (Cá-Já), entre outros. 

“Com o curso, esperamos contribuir para a inclusão social desta população, por meio do trabalho. Para se ter uma ideia, a expectativa de vida de uma pessoa trans no Brasil é de 35 anos. No Nordeste, ela cai para 32 anos”, afirma a procuradora do MPT Débora Tito, uma das integrantes do projeto. Ao lado dela, também participam as procuradoras Gabriela Maciel, Melícia Carvalho Mesel e Vanessa Patriota.
Segundo dados, entre 2008 e 2016, foram assassinadas 938 pessoas trans no país. Este número é superior ao somatório crimes de mesma natureza ocorridos na Europa, Ásia, África, Oceania e América do Norte. “O Diversidade na Cozinha pode ajudar a mudar essa realidade e estamos muito felizes com essa possibilidade”, complementa Débora Tito.
Os recursos utilizados no projeto decorrem da reversão de multas por violação de direitos trabalhistas verificadas na atuação do MPT em Pernambuco.

Confira o edital completo

 

Experiência
Inspirado na iniciativa do MPT em São Paulo, o órgão em Pernambuco deu início ao projeto, que busca garantir a empregabilidade de LGBTI+ no mercado de trabalho pernambucano. O ramo de bares e restaurantes tem se mostrado um segmento em expansão e aberto a incluir essas pessoas, seja como trabalhadoras, ou mesmo empreendedoras.

Procedimento Promocional: 2236.2018