Procuradora do MPT palestra sobre trabalho infantil para jovens

Nestas segunda (5) e terça-feira (6) a procuradora do Trabalho Jailda Pinto realizou palestras sobre trabalho infantil para os jovens da Casa Frei Francisco, localizada no bairro dos Coelhos. A atividade faz parte da programação de ações do Ministério Público do Trabalho no mês de junho, dedicado ao combate do trabalho infantil.


A entidade é um organização não governamental do Instituto Dom Helder Camara (Idhec). Foi fundada pelo próprio arcebispo na década de 1980 para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social
Atualmente atende um público de 90 adolescentes que estão no contra turno escolar. A instituição trabalha com jovens de 12 aos 16 anos, com oficinas de orientação profissional, informática, raciocínio lógico, leitura e redação. Além disso, ONG trabalha na inserção desses jovens no Programa Jovem Aprendiz.

Junho
Em 12 de junho se lembra do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho e tem como objetivo alertar a população para o fato de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente.

Dados
Quatro em cada 10 crianças vivem em situação de pobreza. Tal situação de vulnerabilidade as expõe ao trabalho infantil. O Brasil tinha até 2016 a meta de erradicar as piores formas de trabalho infantil, mas ela não foi atingida. A mais recente PNAD do IBGE mostra que no Brasil há 2,672 milhões de crianças e adolescente em situação de trabalho entre 5 e 17 anos. Em Pernambuco, houve aumento nos números, cerca de 12%. Antes, eram 109.000. Atualmente, são 122 mil. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 85 milhões de crianças no mundo estão enquadradas nas piores formas. Esse número corresponde a 51% do total do trabalho infantil no mundo.

Campanha
O trabalho infantil é um tema que sempre provoca discussão, mas, no final, a verdade é uma só: criança não deve trabalhar. Além de se privar da alegria da infância, a criança que trabalha normalmente abandona a escola, comprometendo seu desenvolvimento intelectual, físico, psicológico e emocional. Por isso, o Ministério Público do Trabalho convida a todos a fazerem parte da campanha #ChegadeTrabalhoInfantil, esse movimento de conscientização, para dar um basta no trabalho infantil em nosso país.

A procuradora Jailda Pinto falou sobre trabalho infantil para jovens e adolescentes da Casa
A procuradora Jailda Pinto falou sobre trabalho infantil para jovens e adolescentes da Casa

 

Tags: trabalho infantil