Procurador-chefe substituto palestra em congresso do TRT-PE

A tarde da quarta-feira (26) no Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro, realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), foi dedicada à saúde do trabalhador rural. Foram discutidos assuntos como o uso de agrotóxicos, condições de trabalho e saúde desses trabalhadores.

 

O procurador-chefe substituto, Pedro Serafim, palestra no Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro
O procurador-chefe substituto, Pedro Serafim, palestra no Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro

 

O procurador-chefe substituto do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Pernambuco, Pedro Serafim, em sua palestra “Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos agrotóxicos: Um instrumento de controle social em benefício da saúde do trabalhador”, destacou a importância do Fórum, criado em 2008, e que tem como finalidade servir como instrumento para congregar a sociedade, o governo e o trabalhador a favor da saúde e do bem estar do empregado.

Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. “Esse é um primeiro lugar que ninguém deseja. Está adoecendo o trabalhador, contaminando o meio ambiente e o consumidor: o veneno esta na mesa dos brasileiros”, enfatizou o procurador, sublinhando ainda que a consequência disso é um passivo social, pois o trabalhador adoece e a sociedade é que assume esse ônus.

Segundo o conferencista, a falta de fiscalização e de instrumentos para mensurar os reais danos causados pelos agrotóxicos são pontos que dificultam uma maior análise do tema. A Organização Mundial de Saúde, explicou, relata que a cada notificação que chega a ser registrada, 50 deixam de acontecer. “Precisamos levantar dados, juntar esforços, buscar soluções e mudar essa realidade. Tirar o Brasil dessa posição”, finalizou.

O Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro se encerra hoje, no Golden Tulip Recife Palace, em Boa Viagem. Nesse último dia serão trabalhados os temas de segurança na indústria e na terceirização do serviço. O evento é realizado pelo TRT-PE em parceria com o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 6ª Região (Getrin6), que apoia o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho para o fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho

 

Texto: Patrícia Castelão

Imagem: Danilo Galvão

Tags: congresso, trabalho seguro