Depois de quase 30 anos de trabalho, o MPT em Pernambuco se despede com emoção de servidor aposentado

Liberado da Polícia Federal, José Simplício de Carvalho, conhecido apenas como Simplício, entrou no Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco em 1991. Primeiro como técnico de transporte, sua carreira foi evoluindo até que, em 2017, foi nomeado Chefe de Segurança do órgão, pela então procuradora-chefe Adriana Gondim. Nessa longa trajetória, Simplício conquistou a confiança de todos à sua volta com o zelo que tinha pelas atividades que desenvolvia. Em 2021, chegou a hora de Simplício se despedir do órgão ministerial para aproveitar o descanso trazido pela aposentadoria. “A nomeação para a chefia foi uma forma de agradecer à dedicação contínua e duradoura que o servidor teve durante todo o tempo em que esteve no órgão”, afirma a procuradora do Trabalho Adriana Gondim.

Além dos muitos amigos que fez no MPT, Simplício também trabalhou com sua esposa, Luzia, no gabinete do procurador Waldir Bitu, que era, à época, chefe do órgão ministerial no Estado. Em 1998, ele precisou encarar a aposentadoria proporcional. De volta ao MPT em Pernambuco, com a mudança da lei em âmbito nacional, continuou exercendo seu trabalho com primazia. Quando perguntados sobre o que mais sentirão falta nele, todos os colegas respondem, em unanimidade, que será a cordialidade, o profissionalismo e a honestidade, características que lhe renderam duas menções de elogio: a primeira, em 1999, feita pelo procurador aposentado Everaldo Gaspar Lopes de Andrade; e a segunda, em 2020, pelo procurador-chefe substituto, Rogério Sitônio, que reconheceu a relevante contribuição prestada à Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região. “Simplício serve de exemplo a todos que trabalham no Ministério Público do Trabalho”, diz o procurador-chefe substituto, Rogério Sitônio.

"Só temos a agradecer a Simplício pelos 29 anos de serviço prestados ao MPT. Praticamente uma vida. Ele é um exemplo de pessoa e de profissional. Muito mais do que garantir a segurança das pessoas no MPT, Simplício nos transmitiu, ao longo dos anos, carinho e confiança. Requisitos adicionais que não encontramos em todas as pessoas. As nossas homenagens, nesse momento de despedida, são uma pequena amostra do que sentimos por Simplício, que fará muita falta para a nossa regional", coloca a procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim. 

Para a nova fase, o desejo do MPT em Pernambuco para Simplício é diverso: paciência, para as mudanças na rotina; serenidade, para reorganizar as atividades; paz, para encarar os novos desafios; e muita saúde, para aproveitar o merecido descanso. Passaram-se 30 anos de agradecimentos; nos próximos, a PRT6 fará questão de lembrar com saudade e orgulho da oportunidade de ter tido um profissional tão único quanto Simplício.