MPT realiza força-tarefa em lavanderias do polo têxtil de Pernambuco

Nos últimos dias 10 a 12 de dezembro, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco inspecionou empresas de lavanderia do setor têxtil, presentes nas cidades de Caruaru, Frei Miguelinho, Surubim, Vertentes e Toritama. O Grupo de Trabalho pôde verificar irregularidades no meio ambiente de trabalho em todos os ambientes inspecionados, 34 empreendimentos ao todo.

A força-tarefa foi realizada por equipe composta pelos procuradores Chafic Daher, Gabriela Maciel, José Adilson Costa e pelos peritos em Engenharia e Segurança do Trabalho Aristarcho Pessoa, Arthur da Silva, Danilo dos Santos, Leonardo Franca, Luciana Rodrigues, Marcos Antônio de Albuquerque, e pelos agentes de Segurança Institucional Adailton Ferreira Lima, Bruno Lyra Gollo, Cássio Divino de Souza, Laelson de Melo Azevedo, Nelson Vieira e Paulo Tarcísio Marques. A operação contou ainda com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope).




“A demanda pela operação é resultado de diversos procedimentos em andamento sobre irregularidades no meio ambiente do trabalho destas organizações. Percebemos a necessidade de agir de forma mais efetiva, o que foi verificado nas inspeções, pelo que foi identificado”, comentou a procuradora Gabriela Maciel.

 

 

As irregularidades encontradas pelo grupo estão relacionadas ao meio ambiente de trabalho. Falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), condições sanitárias precárias, problemas de segurança nos maquinários e instalações elétricas, o que compromete a saúde e põem em risco a segurança do trabalhador.

Além de realizar a inspeção, o MPT entregou notificação às empresas para que encaminhem, em prazo de 10 dias, documentação referente às medidas preventivas de acidentes de trabalho. Junto ao que foi observado nas atividades, os documentos complementam as provas para análise total das irregularidades, possibilitando a elaboração de relatório e a tomada de medidas.