CNMP apresenta planejamento estratégico nacional ao MPT em Pernambuco

Na tarde desta quinta-feira (3), membros e servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco puderam conhecer o Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público Brasileiro, ainda em fase de formulação. O documento está sendo elaborado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e se refere ao período de 2020 a 2029. O procurador do Trabalho, membro auxiliar no CNMP, Carlos Eduardo Andrade foi quem falou sobre o assunto.


“Nosso primeiro foco é criar sistemas de governança, de acompanhamento eficaz, para o planejamento seguir como algo compatível à realidade dos órgãos que compõem o MP no Brasil, tanto que não temos pretensões de focar demasiadamente em metas, por exemplo”, disse Carlos Eduardo. “O Planejamento Estratégico se apresenta como uma arqueologia do futuro em que observamos novas tendências e tecnologias, dentro de um arcabouço de possibilidades institucionais. É algo semelhante ao que fazemos com a própria vida: temos algumas prioridades, alguns desejos, alguns se concretizam, outros, por alguma razão, não. Mas sempre vamos nos adaptando a cada cenário”, complementou.


Segundo Carlos Eduardo, um dos nortes para a elaboração desse documento tem sido evitar a definição de muitos objetivos estratégicos, “porque quando tudo é prioridade, nada é prioridade”. O procurador apresentou um diagnóstico atual da relação do Ministério Público com a sociedade brasileira, um novo mapa estratégico nacional do órgão, além os indicadores nacionais de monitoramento das ações do período de 2020 a 2029 e um novo modelo de governança e gestão.


Na oportunidade, o procurador também esclareceu dúvidas dos presentes sobre o assunto, ouvindo sugestões sobre o texto do documento ainda em construção. Estiveram presentes, ainda, as procuradoras-chefes do MPT-PE, Adriana Gondim (titular) e Lívia Viana (substituta).

 

 

 

 

Tags: CNMP, planejamento estratégico