Trabalho infantil em semáforos é tema de audiência pública

Nesta segunda-feira (12), às 9h, ocorre uma audiência pública na Câmara dos Vereadores para debater a exploração do trabalho infanto-juvenil nos semáforos do Recife. O Ministério Público do Trabalho (MPT) será representado pela procuradora do Trabalho Débora Tito.

A sessão teve o requerimento da vereadora Marília Arraes e será realizada no Plenarinho da Casa Legislativa. Também foram convidados para a reunião membros da Vara da Infância e Juventude, Prefeitura de Recife, Ministério Público e sociedade civil organizada.

Junho
Em 12 de junho se lembra do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho e tem como objetivo alertar a população para o fato de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente

Dados
Quatro em cada 10 crianças vivem em situação de pobreza. Tal situação de vulnerabilidade as expõe ao trabalho infantil. O Brasil tinha até 2016 a meta de erradicar as piores formas de trabalho infantil, mas ela não foi atingida. A mais recente PNAD do IBGE mostra que no Brasil há 2,672 milhões de crianças e adolescente em situação de trabalho entre 5 e 17 anos. Em Pernambuco, houve aumento nos números, cerca de 12%. Antes, eram 109.000. Atualmente, são 122 mil. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 85 milhões de crianças no mundo estão enquadradas nas piores formas. Esse número corresponde a 51% do total do trabalho infantil no mundo.