Força-tarefa conta com apoio da Gerência de Segurança Institucional do MPT

Grupo de quatro servidores da Gerência de Segurança Institucional (GSI) do Ministério Público do Trabalho (MPT) deu suporte à força-tarefa de fiscalização das obras da Transposição do Rio São Francisco. A atividade, cujo objetivo foi avaliar as condições de meio ambiente de trabalho no trecho leste da construção, ocorreu no período de 12 a 16 de novembro em Pernambuco.

De acordo com o coordenador do grupo na missão, Paulo Tarcísio Marques, o trabalho da gerência transcorreu com tranquilidade, não havendo registro de ocorrência grave. Junto a Marques, participaram Laelson de Melo, Marco Oliveira e Marcos Tavares.

 

Atuação da GSI ficou por conta de Marcos Tavares, Laelson de Melo, Paulo Tarcísio Marques e Marco Oliveira
Atuação da GSI ficou por conta de Marcos Tavares, Laelson de Melo, Paulo Tarcísio Marques e Marco Oliveira

GSI

A segurança institucional no MPT era composta por uma estrutura simples e destinada basicamente à fiscalização dos serviços de vigilância patrimonial. No entanto, com o incremento das atividades do órgão e com a ocorrência de ameaças e investidas contra a atuação institucional, uma série de estudos tiveram início para melhorar a segurança na instituição.

Desde 2015, uma série de ações internas tem sido desenvolvidas, dentre elas a criação da Gerência de Segurança Institucional (GSI). Regulamentada, a gerência já conta com gestores e servidores realizando atividades, dentre elas o suporte de membros e servidores em forças-tarefa.

Recentemente, inclusive, a GSI recebeu a lotação de novos servidores, que passaram por curso de formação. Um dos desafios do setor agora é a difusão da estrutura para as unidades regionais e locais do MPT.

Coordenação

A atividade de segurança institucional é coordenada e fiscalizada por membro do Ministério Público do Trabalho, coordenador de Segurança Institucional do MPT. A atividade de segurança institucional ainda é integrada às ações de inteligência e contrainteligência, realizadas em compatibilidade com as diretrizes emanadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público, do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho e do Comitê de Segurança Institucional do Ministério Público do Trabalho.

Tags: transposição, GSI