Procuradoras participam de workshop sobre inteligência informacional em Brasília

Nesta terça (12) e quarta-feira (13), as procuradoras do Trabalho Janine Rego de Miranda e Melícia Alves de Carvalho Mesel estarão presentes no workshop “Coordenadoria de Análise e Pesquisa de Informações do MPT (Capi/MPT): Um projeto piloto de inteligência computacional”. Promovido pela Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), em Brasília, o evento tem início às 13h.
 
O objetivo do encontro é divulgar o trabalho desenvolvido pela Capi, apresentando os avanços e resultados alcançados pela coordenadoria, como as experiências e ferramentas de soluções do MPT Digital.
 
Atualização (13/08/15):
Procuradora Melícia de Carvalho Mesel (esquerda), procurador e coordenador do projeto Luis Fabiano de Assis (centro) e procuradora Janine Rego de Miranda (direita)
Procuradora Melícia de Carvalho Mesel (esquerda), procurador e coordenador do projeto Luis Fabiano de Assis (centro) e procuradora Janine Rego de Miranda (direita)

 

Os experimentos realizados pela Capi têm apresentando resultados muito impactantes. Demandas por informações de inteligência e de tecnologia têm sido recebidas pelo MPT não apenas de instituições como a Previdência Social e o Tribunal Superior do Trabalho, mas também do exterior, a exemplo do convite recebido do governo norte-americano (Departamento de Trabalho e suas principais agências) para compartilhamento de métodos de inteligência computacional e intercâmbio de experiências em matéria de tecnologia da informação.

O Coordenador da Capi destaca que uma série de informações e ferramentas estratégicas estão sendo preparadas no âmbito dos projetos ‘Gaia’, 'Solaris', ‘Atlas’, ‘Ergologia’ e 'Epidemio'. "Ilustrativamente, estamos trabalhando em relatório de inteligência com a relação de empregadores campeões de afastamentos e acidentes de trabalho, com o uso de perspectivas como a unidade do MPT, o porte, a atividade econômica e a ocupação. Como esses relatórios envolvem o cruzamento de bilhões de registros, investimentos em infraestrutura de TI têm sido realizados para a aquisição de supercomputadores aptos a processar grandes volumes de dados, já que hoje temos seguramente o maior repositório do Brasil com de informações estratégicas relacionadas ao mundo do trabalho, cujos frutos poderão ser colhidos muito em breve”, explica Luis Fabiano.

 
Acompanhe a programação completa:
 

DIA 12 (Quarta-feira)
 
Perspectiva Institucional e Estratégica
 
13h – Coordenadoria de Análise e Pesquisa de Informações: Um Projeto De Inteligência Computacional – Antecedentes, resultados, estrutura em formação e novos serviços de informações a membros – Projetos Gaia, Solaris, Atlas, Epidemio e Ergologia – A construção de relatórios de inteligência e de conhecimentos a partir de dados brutos.
 
Luis Fabiano de Assis
Procurador do Trabalho  – PRT 18
Presidente da Comissão de Gestão do MPT Digital
Coordenador da Capi e dos Projetos
 
15h – Horizontes de uso das informações produzidas no planejamento da atuação do MPT
 
Luis Fabiano De Assis
Procurador do Trabalho  – PRT 18
Presidente Da Comissão De Gestão Do MPT Digital
Coordenador da Capi e dos Projetos
 
Mário Antonio Gomes
Procurador do Trabalho – PRT 15
Vice-coordenador da Capi
 
Perspectiva Interinstitucional – Judiciário
 
16h30 – Horizontes do uso de informações de inteligência em ações coletivas
 
Silvana Abramo Margherito Ariano
Desembargadora do TRT da 2ª Região; Conselheira Suplente no Conselho Nacional de Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

 
Dia 13 (Quinta-feira)

 
Perspectiva Interinstitucional – Universidades
 
9h – A Produção De Conhecimento Científico A Partir Uso De Informações Produzidas Pela Capi/Mpt Em Matéria De Segurança E Saúde Do Trabalhador: O Projeto Sala De Informações
 
Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela
Professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
 
Perspectiva Interinstitucional – Previdência Social
 
10h – A Cooperação MPS e MPT – Resultados já alcançados. Horizontes para O aprimoramento das políticas estatais de proteção à saúde e à segurança do trabalhador
 
Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira
Coordenação-geral de monitoramento benefício por incapacidade do Ministério da Previdência
 
 
Perspectiva Interinstitucional – Advocacia da União
 
11h20 – O Uso das informações de inteligência produzidas pelo MPT em ações regressivas coletivas – Horizontes de atuação conjunta MPT-AGU

Nicolas Francesco Calheiros
Chefe da Divisão de Gerenciamento de Ações Regressivas e Execução Fiscal Trabalhista (Digetrab/PGF),
Procuradoria-geral Federal

Tags: workshop