Junho contra o trabalho infantil | Projeto debate enfrentamento ao trabalho de crianças e adolescentes

Na próxima quinta-feira (11), o procurador do Trabalho Leonardo Osório de Mendonça do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco será palestrante em encontro promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (EJ-TRT6). O debate, que é um dos eventos pelo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho), está marcado, das 14h às 17h, para a Sala de Sessões do Pleno do TRT6 e visa discutir o combate ao trabalho de crianças e adolescentes.

A palestra é organizada pelo EJ-TRT6 em parceria com o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Sexta Região (Getrin6). Além do procurador Leonardo Mendonça, também será palestrante Paula Pereira Neves, Auditora Fiscal do Trabalho, coordenadora do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil da Secretaria Regional de Trabalho e Emprego (SRTE/PE).

12 de junho

No dia 12 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A data, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), é utilizada por instituições, como o MPT, para simbolizar os esforços e dedicação à causa. A ideia é mobilizar e sensibilizar a sociedade dos problemas gerados na vida de crianças e adolescentes que se dedicam ao trabalho, perdendo sua juventude, educação e arriscando suas vidas.

Para marcar a data, o MPT dedica todo o mês de junho à luta. No período, além da veiculação de diversas peças publicitárias sobre o tema, serão realizadas, pelo próprio órgão e em parceria com outras instituições, uma série de atividades. Confira as ações do ‘junho contra o trabalho infantil’ programação no site do MPT – www.prt6.mpt.mp.br.

Números

O Brasil ainda possui meio milhão de crianças e adolescentes trabalhando na faixa etária de 5 a 13 anos; sendo 61 mil de 5 a 9 anos e 446 mil de 10 a 13 anos e de 2,6 milhões de adolescentes trabalhando na faixa de 14 a 17, de acordo com os dados da PNAD/IBGE de 2013, que totalizam 3,2 milhões de crianças e adolescentes trabalhando no Brasil.

Tags: trabalho infantil