MPT em Pernambuco participa da 12ª Jornada Institucional da Ejud6

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco participou ativamente da programação da 12ª Jornada Institucional da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (Ejud6), promovida entre os dias 15 e 19 de janeiro. Além da presença da Procuradora-Chefe, Ana Carolina Lima Vieira, na abertura do evento, a semana de atividades da Ejud6 contou com oficina ministrada pela Procuradora do Trabalho e Coordenadora Regional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Melícia Carvalho Mesel; além de palestra do Procurador Regional do Trabalho, Eduardo Varandas.

Presença da Procuradora-Chefe, Ana Carolina Lima Vieira, na abertura do evento
Presença da Procuradora-Chefe, Ana Carolina Lima Vieira, na abertura do evento

“Protocolo de julgamento sob a perspectiva de gênero” foi o tema da oficina conduzida por Melícia Carvalho Mesel, em conjunto com a Juíza do Trabalho Roberta Araújo e com a Advogada Trabalhista Renata Berenguer, no primeiro dia da 12ª Jornada Institucional da Ejud-6. Na ocasião, após as falas das 3 capacitadoras, os participantes - Juízes e Desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) - foram divididos em grupos para discutirem e solucionarem casos reais envolvendo trabalhadoras que sofreram situações de assédio sexual, discriminação e outras violências no trabalho. “Uma abordagem interinstitucional traz sempre maiores e melhores resultados, já que parte da soma das experiências de cada Instituição”, destacou a Procuradora do Trabalho Melícia Carvalho Mesel.

Procuradora do Trabalho e Coordenadora Regional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Melícia Carvalho Mesel
Procuradora do Trabalho e Coordenadora Regional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Melícia Carvalho Mesel

A palestra proferida pelo Procurador Regional do Trabalho Eduardo Varandas, no terceiro dia da 12ª Jornada Institucional da Ejud, também abordou a questão de gênero no ambiente de trabalho. Na oportunidade, o Gerente Nacional de empregabilidade LGBTQIAPN+ do MPT falou para os presentes sobre “Tutela jurídica dos gêneros e sexualidade nas relações de trabalho”. “É muito gratificante perceber a importância que o Tribunal dá para a pauta da equidade de gênero. Esse reconhecimento e oportunidade de falar sobre o assunto fortalecem ainda mais o nosso trabalho”, comentou Eduardo Varandas.

FOTOS: Divulgação TRT6/Roberta Mariz