MPT em Pernambuco e UFPE assinam convênio para promoção de pesquisas científicas

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) assinaram dois termos de compromisso que dão continuidade à parceria estabelecida pelas instituições desde 2020. A procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, ana Carolina Lima Vieira, e a procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente, do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Pernambuco (Codemat), Adriana Gondim, representaram o órgão ministerial na ocasião da assinatura dos documentos, na manhã desta terça-feira (19). O reitor da UFPE, Alfredo Macedo Gomes, representou a universidade.

Assinatura dos termos de compromisso aconteceu na sede do MPT em Pernambuco
Assinatura dos termos de compromisso aconteceu na sede do MPT em Pernambuco

“Essa parceria fortalece não apenas os laços entre as instituições, mas reforça o compromisso mútuo com a promoção da ciência. O MPT em Pernambuco enxerga a assinatura desses termos de compromisso como mais um passo em direção à melhoria contínua das condições de trabalho, à proteção do trabalhador e ao avanço de pesquisas, e celebra a oportunidade de fazer parte de ações tão valiosas para o desenvolvimento da sociedade pernambucana”, comentou Ana Carolina Lima Vieira.

Gestores, docentes e pesquisadores da UFPE prestigiaram o momento
Gestores, docentes e pesquisadores da UFPE prestigiaram o momento

Foram firmados dois convênios. Um deles, firmado entre o MPT em Pernambuco, a UFPE e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (FADE-UFPE), concentra-se em ações direcionadas ao Sertão de Araripe, com foco na saúde dos trabalhadores e pesquisas sobre o meio ambiente de trabalho da região, sobretudo os do setor gesseiro. Outro convênio estabelece uma parceria mais abrangente, abarcando ações nos próximos quatro anos. Novos planos de trabalho serão desenvolvidos, com base em experiências anteriores e nas demandas identificadas pelo MPT em Pernambuco, em conjunto com a universidade.

Os novos termos de compromisso que dão continuidade à parceria estabelecida pelas instituições desde 2020
Os novos termos de compromisso que dão continuidade à parceria estabelecida pelas instituições desde 2020

Além das representantes do MPT em Pernambuco e do reitor da UFPE, o momento da assinatura dos termos contou com a presença da pró-reitora de pós-graduação, Carol Virgínia Leandro; a presidente da FADE-UFPE, Maíra Galdino da Rocha Pitta; e a coordenadora da ação volta ao Sertão do Araripe e professora do Núcleo de Pesquisa e Inovação Terapêutica (NUPIT), Michelly Cristiny Pereira.