• Informe-se
  • Notícias do MPT PE
  • Comissão Interinstitucional de aprendizagem irá organizar banco de dados unificado de adolescentes em situação de vulnerabilidade

Comissão Interinstitucional de aprendizagem irá organizar banco de dados unificado de adolescentes em situação de vulnerabilidade

A procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Jailda Pinto, representou o Ministério Público do Trabalho (MPT) de Pernambuco em reunião da Comissão Interinstitucional do Estado de Pernambuco para a Aprendizagem (CIPEA). No encontro, realizado na última quarta-feira (1º), verificou-se a necessidade de organizar um banco de dados unificado dos adolescentes do Estado em situação de vulnerabilidade.

"Essa lista será um elemento substancial para que o trabalho que nos propomos a desenvolver se transforme, efetivamente, em oportunidade", explicou a procuradora do Trabalho. A perspectiva é que a próxima reunião conte com a participação de um representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). "A composição com o governo do Estado é um passo fundamental para avançarmos na realização do cadastro dos adolescentes", completou Jailda Pinto.

Participaram do encontro a coordenadora do Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPE/PE), Carolina Izidoro; o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Guilherme Lapenda; a juíza substituta da Vara Regional da Infância e Juventude da 1ª Circunscrição do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Anamaria Borba; e a coordenadora adjunta da Infância e Juventude do TJPE, Carla Malta.

CIPEA

A CIPEA foi criada, em março deste ano, a partir da assinatura de um acordo de cooperação técnica interinstitucional, entre MPT em Pernambuco, TJPE, MPPE e DPE/PE, para oportunizar a formação profissional de adolescentes e jovens, entre 14 e 21 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou que estejam cumprindo medida socioeducativa. Nesse contexto, a CIPEA é a célula responsável por estipular os procedimentos a serem adotados para a seleção dos adolescentes e jovens beneficiados.