MPT em Pernambuco renova termo de compromisso com UFPE

A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim, assinou, na manhã da sexta-feira (19), a prorrogação do termo de compromisso com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (FADE-UFPE), firmado em abril do ano passado. Com a renovação do acordo, a FADE UFPE seguirá recebendo destinações do MPT para o combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).

“É uma satisfação muito grande para o MPT poder contribuir no combate à pandemia e, mais do que isso, colaborar com a educação e a ciência”, comenta a procuradora-chefe do MPT em Pernambuco. Na ocasião da renovação do termo de compromisso, estavam presentes o reitor e o vice-reitor da UFPE, respectivamente, Alfredo Gomes e Moacyr Araújo, além da secretária executiva da FADE, Maira Pitta. O prazo de vigência do documento segue até abril de 2022.

Renovação do termo foi assinada na sede do MPT em Pernambuco
Renovação do termo foi assinada na sede do MPT em Pernambuco

Para o reitor da UFPE, a parceria da universidade com o órgão ministerial credencia o trabalho desenvolvido pela instituição de ensino. “Com os recursos obtidos por meio do convênio firmado com o MPT, os projetos evoluíram bastante. Há um esforço para deixarmos bastante claro que a Universidade desenvolve um papel social muito importante, e as destinações foram fundamentais ao longo do último ano e, sobretudo, no combate à pandemia”, afirmou Alfredo Gomes.

Desde o início da pandemia, o MPT em Pernambuco destinou cerca de R$ 4 milhões para o combate e a prevenção da Covid-19. Desse total, cerca de R$ 1,5 milhão foram revertidos para a FADE UFPE. Os recursos, resultado de multas trabalhistas, viabilizaram estudos científicos de sequenciamento genético do vírus, a realização de mais de 69 mil testes PCR e a produção de mais de 20 mil protetores faciais, além da adequação das instalações da Universidade e a aquisição de equipamentos de pesquisa e produção.