Membros do MPT e outras autoridades prestigiam posse de nova diretoria do TRT6

Em sessão solene, realizada na tarde da última quinta-feira (04), os novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) tomaram posse para o biênio 2021-2023. Por conta da pandemia, provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), o evento ocorreu de forma telepresencial. A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim, representou o órgão ministerial na cerimônia.

“Desejo sucesso à novel administração e coloco o Ministério Público do Trabalho à disposição desta corte de justiça, certa e convicta de que continuaremos juntos essa velha/nova caminhada, ainda mais em tempos tão turbulentos, unidos na proteção do arcabouço trabalhista e ressaltando que a intenção do parquet é e sempre será a de somar. Encerro parafraseando Carlos Drummond de Andrade na sua mais genuína e poética sabedoria: “o presente é tão grande. Não nos afastemos muito. Vamos de mãos dadas.”, colocou Ana Carolina no discurso.

A nova mesa diretora TRT6 é integrada pelas desembargadoras Maria Clara Saboya Albuquerque Bernardino e Nise Pedroso Lins de Souza; e pelos desembargadores Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura, Valdir José Silva de Carvalho e Fábio, que passam a exercer as funções de presidente, vice-presidente, corregedor, diretor da Escola Judicial e ouvidor, respectivamente.

Confira o pronunciamento da procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, na íntegra:

Senhoras e Senhores,

O judiciário é uma instituição essencial ao exercício da democracia. Como já dizia Cândido Rangel Dinamarco: “O judiciário tem a missão política de afirmar, a todo momento, a dignidade e a supremacia do direito da nossa terra e da nossa gente, função absolutamente imprescindível à consolidação democrática e à sobrevivência do próprio estado.”

Assim, é certo que a renovação do corpo dirigente do TRT6, consagra princípio democrático e se traduz em marco de fortalecimento e credibilidade de uma instituição indispensável ao nosso país.

Como mulher, não poderia deixar de destacar a representatividade feminina como uma alvissareira característica da nova gestão que se inicia.

Assumindo a árdua e gratificante administração desta justiça especializada, no encargo de Presidente, a excelentíssima desembargadora Maria Clara Saboya, magistrada determinada e comprometida com suas funções, tendo ingressado na magistratura em 1989 e ocupado, desde então, diversos cargos de gestão, como os de presidente das Varas do Trabalho de Araripina, de Escada e da 4ª Vara do Recife e, já como, desembargadora, exercido com proficiência o cargo de corregedora desta corte. Neta e sobrinha de ex-presidentes desta casa, demonstra sempre uma enorme estima e profundo carinho por este TRT.

Por sua vez, no cargo de vice-presidente, assume a Dra Nise Pedroso, magistrada de atuação técnica, zelosa, de altiva elegância, ex-diretora da Escola Judicial e ex-coordenadora da Central de Conciliação da 2ª Instância, com trajetória profissional neste Tribunal Regional do Trabalho que completa, este ano, o marco do seu quadragésimo primeiro aniversário.

Aproveito o ensejo, ainda, para festejar os demais componentes dessa próspera gestão. Desembargador Ruy Salathiel, corregedor regional, desembargador Valdir Carvalho, diretor da Escola Judicial, e desembargador Fábio Farias, ouvidor.

As suas excelências, igualmente externo desejo de sucesso nas ações e articulações necessárias ao fortalecimento do judiciário trabalhista, parabenizando-os pela nobre incumbência que assumem.

Por derradeiro, desejo sucesso à novel administração e coloco o Ministério Público do Trabalho à disposição desta corte de justiça, certa e convicta de que continuaremos juntos essa velha/nova caminhada, ainda mais em tempos tão turbulentos, unidos na proteção do arcabouço trabalhista e ressaltando que a intenção do parquet é e sempre será a de somar. Encerro parafraseando Carlos Drummond de Andrade na sua mais genuína e poética sabedoria: “o presente é tão grande. Não nos afastemos muito. Vamos de mãos dadas.”