• Informe-se
  • Notícias do MPT PE
  • Polo Gesseiro l Workshop analisa ações estratégicas que irão compor Plano de Intervenção Local no sertão do Araripe

Polo Gesseiro l Workshop analisa ações estratégicas que irão compor Plano de Intervenção Local no sertão do Araripe

O Grupo de Trabalho (GT) do Gesso, integrado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pelo Pacto Global das Nações Unidas e por organizações parceiras, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (03) para dar continuidade a produção do Plano de Desenvolvimento Local (PDL) do Sertão do Araripe, maior polo gesseiro do mundo.

Representaram o órgão ministerial na ocasião, o coordenador do GT do Gesso e procurador-chefe-substituto do MPT em Pernambuco, Rogério Sitônio, e os procuradores do Trabalho Adriana Gondim e Leonardo Osório. Durante o encontro, foram colocadas em debate as ações estratégicas pensadas a partir da análise da cadeia produtiva do gesso e o mapeamento dos atores dessa dinâmica, estudos desenvolvidos pela FGV no ano passado.

Essas atividades serão estruturadas por ordem de relevância, viabilidade e urgência e levadas para discussões com atores envolvidos na cadeia produtiva do gesso. Para o procurador do Trabalho Rogério Sitônio, o maior desafio do GT, agora, é colocar em prática todas as ações pensadas para a melhoria social do Sertão do Araripe e, consequentemente, dos trabalhadores do setor gesseiro.

"Inicialmente, as ações do MPT no polo gesseiro focaram na fiscalização e punição das irregularidades trabalhistas constatadas. Com o tempo, no entanto, percebemos a necessidade de atuar de forma sistêmica, trazendo melhorias sociais para a população do polo gesseiro. Os debates estabelecidos neste workshop funcionaram como uma bússola, que irá nortear como se darão essas ações", colocou Rogério Sitônio.

GRUPO DE TRABALHO

Desde 2015, o MPT, por meio do GT do Gesso, acompanha a situação das condições de trabalho no Sertão do Araripe pernambucano, com o intuito de garantir melhorias no meio ambiente de trabalho no setor. O grupo atua através de inspeções, audiências públicas, assinatura de compromissos de ajustamento de conduta e o ajuizamento de demandas coletivas contra empresas da região.