Polo Gesseiro l Grupo de Trabalho promove Workshop para elaborar Plano de Intervenção Local

O Grupo de Trabalho (GT) do Gesso retoma as atividades, em 2021, com a realização do "Workshop Gesso 2030: definição do Plano de Ação para a melhoria das condições de trabalho na cadeia produtiva gesseira". O evento acontece na quarta-feira (03), das 14h30 às 17h30, via plataforma Zoom, em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). Para participar, basta se inscrever aqui.

Promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), junto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Fundação Getúlio Vargas, o Workshop faz parte da quarta etapa de formatação do Plano de Desenvolvimento Local (PDL), documento que visa promover ações em favor do trabalho decente no setor. O objetivo do encontro é qualificar as discussões, ferramentas e instrumentos para a construção e consolidação do PDL.

Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, no ano passado, o GT não parou. O grupo desenvolveu um plano de contingência para não prejudicar a atuação e dar continuidade ao trabalho. A análise da cadeia produtiva do gesso e o mapeamento dos atores dessa dinâmica precisaram ser feitas remotamente. Mesmo assim, ao longo de 2020, o GT desenvolveu três das quatro etapas previstas para a conclusão do documento.

GRUPO DE TRABALHO

Desde 2015, o MPT, por meio do GT do Gesso, acompanha a situação das condições de trabalho no Sertão do Araripe pernambucano, com o intuito de garantir melhorias no meio ambiente de trabalho no setor. O grupo atua através de inspeções, audiências públicas, assinatura de compromissos de ajustamento de conduta e o ajuizamento de demandas coletivas contra empresas da região.