Evento coloca o jovem e o adolescente como protagonista no debate contra o trabalho infantil

Efetivar o direito à participação do jovem e adolescente no combate ao trabalho infantil. Esse é o grande objetivo do “I Primeiro Encontro de Jovens e Adolescentes Contra o Trabalho Infantil”, que acontece nesta quinta-feira (10), de 9h às 17h. Por conta das restrições de distanciamento social, adotadas em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), o evento será transmitido via plataforma Zoom. O encontro é aberto ao público. Para participar, basta se inscrever aqui.

Durante todo o dia serão realizadas 15 palestras. Todas elas serão ministradas por jovens e adolescentes militantes na defesa dos direitos da criança e dos adolescentes. “Precisamos incluir o jovem no debate sobre trabalho infantil como protagonista. Queremos ouvir o que eles têm a nos dizer sobre o tema: problemas, alternativas, soluções. Esse espaço, na verdade, é um direito deles”, comenta o procurador do Trabalho, Leonardo Osório.

Além de depoimentos de crianças e adolescentes sobre os programas, projetos e ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil dos quais participam, o “I Primeiro Encontro de Jovens e Adolescentes Contra o Trabalho Infantil” também dá um panorama geral do trabalho infantil no Brasil, fala sobre o causas, consequências e os mitos que envolvem o tema. O papel da escola e da aprendizagem profissional no combate à exploração da mão de obra infantil também serão colocados em debate.

O evento é promovido, de forma conjunta, conjunta do MPT em Pernambuco, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRTb/PE), do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (FETIPE), Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional (FORAP), pela Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude do Governo do Estado de Pernambuco e pelo programa Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca).