MPT em Pernambuco acompanha situação de filas da Caixa Econômica Federal

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco continua a acompanhar a situação da aglomeração de pessoas em filas nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF), consequência da liberação do auxílio emergencial do Governo Federal. O MPT, junto com outras instituições, já observa melhoras no cenário, a partir da implementação das medidas propostas em reuniões conjuntas e do apoio de municípios e do Governo do Estado.

De acordo com a procuradora do Trabalho, Maria Roberta Rocha, a articulação entre instituições foi fundamental para encontrar soluções para o problema. “Estamos observando a situação de perto desde o início. A melhora gradativa do serviço é resultado da iniciativa da Caixa Econômica com o apoio das gestões municipais e estaduais e a colaboração de vários agentes que contribuem com boas sugestões”, colocou a procuradora.

Além do MPT em Pernambuco, representado pelos procuradores Maria Roberta Rocha e Leonardo Osório, e da CEF, a articulação para solucionar o problema da aglomeração nas agências bancárias, é feita em conjunto com representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/PE), do Governo do Estado, da Defensoria Pública da União, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), do Procon/Recife, e do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.

“Nossa preocupação, agora, é dar continuidade às ações, visto que essa é uma situação bastante complexa e que não pode ser resolvida sem o apoio constante e conjunto de todos os envolvidos”, pontuou o procurador do Trabalho, Leonardo Osório. A expectativa, agora, é a elaboração de uma recomendação conjunta entre os eixos do Ministério Público para que essas melhorias no atendimento sejam otimizadas.

Entre os encaminhamentos propostos e já adotados estão a contratação de vigilantes, a marcação da distância mínima entre as pessoas no chão, a ampliação do horário de atendimento ao público nas agências e a disponibilização de espaços para funcionar como centro de triagem. O grupo ainda propõe o fechamento de ruas para organização das filas, distribuição de máscaras de tecido e a melhoria dos aplicativos de atendimento da CEF.

PA-PROMO 001049.2020.06.000/3-30