Mês do Servidor | Palestra sobre felicidade e saúde mental abre comemorações

Na última segunda-feira (14), membros, servidores e estagiários do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco puderam participar da primeira de uma série de ações em comemoração ao Dia do Servidor Público, organizada pela Administração da Regional. A atividade consistiu em uma palestra sobre felicidade e saúde emocional no ambiente de trabalho ministrada pelo psicanalista e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Bruno Severo Gomes.

O palestrante iniciou a participação com a leitura de poema, que leva o mesmo nome da palestra, do servidor Marcelo Azeredo (disponível no fim da matéria). Em seguida, Bruno apresentou o videoclipe da música “Felicidade”, do cantor Marcelo Jeneci. A discussão sobre os dois conteúdos introduziram uma jornada de conhecimento descontraída, cheia de referências pessoais e dicas experimentadas pelo próprio, alguém que, como qualquer outra pessoa, tem problemas, mas que têm aprendido a lidar melhor com eles.

O professor da UFPE conversou com membros, servidores e estagiários do MPT
O professor da UFPE conversou com membros, servidores e estagiários do MPT

A atividade foi dividida em quatro temas principais: saúde mental; afeto e motivação; humanização; e felicidade. Ao longo de todo o tempo, o professor trouxe conceitos, apresentando-os de maneira simples e baseado-os em problemas, com aplicações em situações comuns do cotidiano.

Ao explanar cada um dos assuntos, Bruno ressaltou que o conteúdo da palestra não poderia ser tratado como se tivesse saído de um livro de autoajuda ou de uma série de instruções em uma receita. A ideia da palestra é trazer ideias, casos e opiniões que juntos sejam capazes de gerar reflexões e, se aplicados, gerar mudanças reais no dia-a-dia.

Bruno finalizou destacando também a importância de se viver as mais diversas emoções inerentes ao ser humano. “Espero que vocês compreendam que felicidade é uma coisa inatingível. Eu sempre que digo que momentos de dificuldade fazem parte da nossa vida porque ela é uma montanha-russa e muitas vezes, quando a gente tá embaixo, a gente tenta potencializar o que tá acontecendo de bom”, completou o professor.

A palestra trouxe uma mensagem positiva e esperançosa sobre a vida
A palestra trouxe uma mensagem positiva e esperançosa sobre a vida

Confira as dicas dadas pelo professor durante a palestra:

Compilamos 7 dicas que o professor deu para manter a saúde emocional
Compilamos 7 dicas que o professor deu para manter a saúde emocional

Felicidade e Saúde Emocional no Ambiente de Trabalho por Marcelo Azeredo

Às vezes o dia-a-dia nos cobra um preço muito alto!
Às vezes nos cobramos muito,
Às vezes nós cobramos muito!
Às vezes nos afastamos,
Às vezes nós afastamos!
Dos outros e de nós mesmos...

"Um pouco mais de paciência",
Um pouco mais de tolerância,
Um pouco mais de empatia,
Um pouco mais de humildade,
Um pouquinho mais de afeto...
Um pouco menos de expectativas!

Confira a programação em comemoração ao Dia do Servidor Público:

A Administração da Regional organizou uma série de ações internas para o mês
A Administração da Regional organizou uma série de ações internas para o mês