MPT reforça cuidado com saúde e segurança do trabalho em Dia Mundial de Combate aos Agrotóxicos

Nesta segunda-feira (3) diversos países, entre eles o Brasil, lembram o Dia Mundial de Combate aos Agrotóxicos. O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco marca a data com reforço na divulgação dos vídeos institucionais, bem como da edição número 19 da série MPT em Quadrinhos, ambos tratando especificamente sobre o tema.


Segundo a procuradora do Trabalho Gabriela Maciel, titular local da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT no estado, a data constitui momento importante para renovar os esforços de esclarecer a sociedade para o perigo que o uso de agrotóxicos representa.

 

Memória

Na madrugada do dia 3 de dezembro de 1984, a cidade de Bhopal, na região central da Índia, registrou a maior catástrofe da história da indústria química. Na tragédia, vazaram 27 toneladas do gás tóxico metil isocianato, químico utilizado na elaboração de um praguicida da Corporación Union Carbide, em uma zona densamente povoada.


Embora a empresa tenha se negado a contabilizar a dimensão do acidente, estima-se que, já nas primeiras horas, de 4 a 10 mil pessoas tenham morrido. Outras 200 mil foram intoxicadas pela nuvem de veneno. 25 mil casos de cegueira também foram registrados, num universo de cerca de 50 mil incapacitados para o trabalho.


Diante disso, a Pesticide Action Network (PAN), organização não governamental que atua contra os pesticidas, estabeleceu a data como forma de recordar as mortes e incentivar a luta contra os efeitos dos agroquímicos para a sociedade e o meio ambiente.

 

Tags: agrotóxicos, último dia