MPT marca presença em congressos do Getrin

Nos últimos dias 19, 20 e 21, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco participou das atividades do 5º Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro e do 2º Congresso Pernambucano de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, organizados pelo Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin) da 6ª Região. Os eventos, norteados pelo moto “A condição humana do trabalhador: violências no trabalho, não mais”, contaram com a presença de membros do órgão em todos os dias. O ciclo de eventos foi realizado no Auditório Tabocas, do Centro de Convenções de Pernambuco.

 

 

A procuradora-chefe, Adriana Gondim, participou da abertura dos congressos, na segunda-feira (19), juntamente a outras autoridades. Neste dia, foi realizada a conferência “Trabalho Infantil: violência e violação de direitos fundamentais”, pelo (Juiz e Membro da Comissão Nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem José Roberto Dantas Oliva.

Na terça (20), a procuradora Jailda Pinto compôs a primeira estação sobre trabalho infantil, intitulada “Quando a Infância Desaparece”, palestrando sobre A Atuação do Ministério Público do Trabalho na Efetivação dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes”. A procuradora Gabriela Maciel, que atualmente representa o MPT no Getrin, acompanhou a tarde de atividades.

 

 

Já no último dia (21), quarta-feira, a procuradora Regional Elizabeth Veiga esteve presente ao auditório Tabocas, participando do encerramento das atividades. Prestigiou a palestra do coordenador do Getrin, do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PE), Paulo Alcântara, que ministrou o painel “A Condição Humana do Trabalhador: violências no trabalho, não mais”.

 

Exposição

O encerramento dos trabalhos do congresso também contou com a exposição fotográfica Trabalhadores, do MPT. A amostra reúne 24 imagens que mostram as condições de trabalho em setores com grande incidência de irregularidades relativas à saúde e à segurança. São fotografias sobre a colheita de cana-de-açúcar, o setor frigorífico, a construção civil, o uso de amianto, a realidade dos vaqueiros nordestinos e o trabalho na indústria do gesso. As obras, de autoria de Geyson Magno, André Esquivel e Walter Firmo, foram extraídas dos livros “Trabalho” e “O Verso dos Trabalhadores”, publicados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).