MPT leva tema do assédio moral a seminário da Comissão de Ética Pública do Planalto

Na manhã desta sexta-feira (23), a partir das 10h45, o Ministério Público do Trabalho (MPT) participa das atividades do 19º Seminário Ética na Gestão, realizado anualmente pela Comissão de Ética Pública (CEP) do Palácio do Planalto. Na ocasião, a procuradora do Trabalho Melícia Carvalho Mesel representa o órgão em mesa temática sobre o assédio moral no serviço público.

O evento ocorre na sede do Ministério Público do Trabalho em Brasília, localizado no Setor de Autarquias Norte, Quadra 5, Lote C, auditório do Centro Empresarial CNC, 2º Subsolo. O público alvo são integrantes de Comissões de Ética, empregados e servidores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil.

De acordo com a organização do seminário, a atividade tem como principais objetivos compartilhar experiências e instrumentos para a disseminação da ética no Poder Executivo Federal, avaliar as ações de gestão da ética na administração pública e promover debates envolvendo agentes públicos, especialistas e sociedade civil, acerca de temas relacionados à ética.

Confira a programação completa

 

Assédio Moral

No Brasil, segundo pesquisa publicada pela BBC, mais da metade dos trabalhadores da presente geração informam já ter sofrido algum tipo de assédio moral no trabalho. A pesquisa aponta que o problema é mais comum entre mulheres, que representam 52% das pessoas vitimadas consultadas.
De 2015 a 2017, de acordo com levantamento do Tribunal Superior do Trabalho (TST), foram levadas à Justiça um total de 479.958 reclamações de assédio moral no trabalho, o que compõe uma média de 400 processos por dia tendo sido abertos durante o período.