MPT NA ESCOLA: Confira o calendário do projeto no MPT em Pernambuco

As atividades do projeto MPT na Escola, em Pernambuco, iniciam na próxima segunda-feira (6). Na data, os municípios integrantes serão apresentados ao regulamento do projeto. A audiência será conduzida pela procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Pernambuco e coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (COORDINFÂNCIA), Jailda Pinto, e conta com a presença do procurador do Trabalho e coordenador suplente, Leonardo Osório.  

O cronograma do projeto segue com a capacitação nacional virtual, que acontece no dia 10 de março, e será transmitido pelo canal TVMPT do YouTube. O treinamento trata da temática do projeto e da implementação. Todos os educadores e educadoras podem acompanhar e tirar dúvidas. Para participar da live, basta clicar aqui.

Nos dias 28, 30 e 31 de março acontecem as capacitações regionais presenciais. A primeira será no Recife, no auditório da sede do MPT em Pernambuco, com os procuradores Jailda Pinto e Leonardo Osório. No dia 30 de março a capacitação acontece no Polo Gesseiro, com Jailda Pinto, a procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim, e o vice-procurador-chefe, Rogério Sitônio. Por fim, no dia 31 de março, as procuradoras Jailda Pinto e Ana Carolina Ribemboim encerram os treinamentos em Petrolina.

INSTAGRAM

Para facilitar o contato com as escolas participantes do projeto MPT na Escola 2023 em Pernambuco, criar engajamento e inspirar outros municípios, a COORDINF NCIA regional criou o perfil @mpt.na.escola.prt06 no Instagram. Lá serão divulgadas as atualizações sobre o andamento do projeto no estado.


O PROJETO

O Prêmio MPT na Escola 2023 é uma iniciativa do Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação, que faz parte da COORDINFÂNCIA do MPT. A iniciativa premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil. O edital com o regulamento nacional do Prêmio MPT na Escola 2023 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil” foi publicado no último dia 18 de janeiro. para acessa, clique aqui.

Este ano, assim como nos anteriores, o concurso receberá inscrições em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. O prêmio é dividido em dois grupos: alunas e alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil. No segundo grupo, de estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, deve ser abordada a aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes. O projeto acontece em três etapas: local, estadual e nacional.