MPT em Pernambuco realiza capacitação no combate ao trabalho escravo

A procuradora do Trabalho e coordenadora Regional de Erradicação do Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas (Conaete), Débora Tito, promoveu, na última quarta-feira (16), mais uma edição do projeto de capacitação da rede de atendimento às vítimas de trabalho escravo. A iniciativa, realizada com profissionais do Recife, tem como objetivo oportunizar o acompanhamento psicossocial e o acesso a políticas públicas aos trabalhadores que foram submetidos ao trabalho análogo à de escravo após o resgate.  

Procuradora do Trabalho Débora Tito ressaltou que a atividade é convidativa para a prefeitura abraçar o projeto de enfrentamento ao tráfico de pessoas.
Procuradora do Trabalho Débora Tito ressaltou que a atividade é convidativa para a prefeitura abraçar o projeto de enfrentamento ao tráfico de pessoas.

“É preciso estar atento a necessidade da rede de proteção dos trabalhadores resgatados. Eles precisam ser capacitados para atender, de forma adequada, pessoas que já foram fragilizadas. Entender que é necessário levar em conta toda a complexidade pessoal, familiar e social. Dessa forma, garantimos que esse trabalhador não retorne para qualquer tipo de forma precarizada de trabalho e promova, de forma eficiente, uma proteção social integral”, pontuou a procuradora do Trabalho.

Na ocasião, Débora Tito destacou ainda a importância de discutir formas interdisciplinares capazes de gerar resultados, como o estudo de casos, debates e as aulas expositivas. Para ela, o encaminhamento administrativo e o atendimento ao trabalhador resgatado é indispensável para diminuir o grau de vulnerabilidade envolvido naquelas situações. "Só pagar e reprimir não liberta, temos que atender e cuidar das vítimas, dentro de um projeto de acolhimento.", concluiu a procuradora do Trabalho.

Os presentes na ocasião conversaram e sugeriram novas formas interdisciplinares de combate.
Os presentes na ocasião conversaram e sugeriram novas formas interdisciplinares de combate.

A reunião aconteceu à tarde, no auditório da prefeitura do Recife. Além da representante do MPT em Pernambuco, participaram da capacitação a auditora fiscal e coordenadora do Projeto de Trabalho Doméstico em Pernambuco, Teresinha de Lisieux; e representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Durante o encontro, cerca de 20 profissionais foram capacitados.