MPT em Pernambuco encerra plantão com 12 denúncias de assédio eleitoral

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco encerrou o plantão extraordinário do fim de semana de eleição com 12 denúncias no Estado. Desse total, 10 foram oriundas do Recife, uma de Caruaru e uma de Serra Talhada.

De acordo com a procuradora do Trabalho e vice-coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Melícia Carvalho Mesel, o fim de semana tranquilo foi reflexo do trabalho desenvolvido previamente pelo MPT. “A promoção da conscientização, que todos fizemos desde agosto, foi fundamental para garantir que hoje tivéssemos eleições mais tranquilas, que é o desejo de todo mundo. Garantir que a principal festa democrática, o exercício do poder de voto pelo povo, fosse plena”, explicou.

Desde o início do pleito eleitoral, em Pernambuco, o MPT registrou 48 denúncias. No Brasil, foram contabilizadas cerca de 2.500 denúncias. Nas eleições de 2018 foram registradas 212 denúncias de assédio eleitoral no País e apenas 6 em Pernambuco. O Recife é a cidade com maior quantidade de casos. No entanto, também há registros em Bezerros, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Carpina, Caruaru, Cupira, Itambé, Jaboatão dos Guararapes, Jurema, Pedra, Pesqueira, Petrolina, São Bento do Una e Serra Talhada.

As unidades do MPT de todo o Brasil funcionaram em regime de plantão no sábado (29) e neste domingo (30), para assegurar que os trabalhadores e as trabalhadoras exercessem livremente o direito de votar no segundo turno das eleições.