MPT e Cerest Ouricuri articulam audiência pública no polo gesseiro

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Ouricuri iniciaram as tratativas para a realização de audiência pública no polo gesseiro do Araripe. A articulação teve início em reunião, promovida na tarde de ontem (25), de forma telepresencial, que contou com a presença de representantes das duas instituições. O vice-procurador-chefe e coordenador do Grupo de Trabalho (GT) do Gesso, Rogério Sitônio, e a coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), Adriana Gondim, representaram o órgão ministerial.

A audiência pública tem como principal objetivo tratar sobre a subnotificação de acidentes de trabalho no polo gesseiro do Araripe. A iniciativa considera a ausência de dados e a necessidade de promover a capacitação dos profissionais de saúde, quanto à identificação do nexo acidentário em situações de adoecimento relacionado às atividades promovidas em empresas calcinadoras, mineradoras e plaqueiras do polo gesseiro. A perspectiva é que o encontro aconteça ainda neste trimestre e reúna, além de empresas do setor, representantes das secretarias de saúde municipais.

GRUPO DE TRABALHO

Desde 2015, o MPT, por meio do GT do Gesso, acompanha a situação das condições de trabalho no Sertão do Araripe pernambucano, com o intuito de garantir melhorias para o setor. Estima-se que essa atuação já beneficiou mais de 3.500 trabalhadores de modo direto. Atualmente, o MPT acompanha a implementação do PDL 2030: Promoção do Trabalho Decente na Atividade Gesseira e do Desenvolvimento Econômico Local no Araripe, desenvolvido em conjunto com a OIT, a FGV e o Pacto Global das Nações Unidas. O MPT ainda arrecadou cerca de R$500 mil, em pagamento de indenizações coletivas, destinados para ações transformadoras junto a órgãos e entidades que prestam serviços relevantes à sociedade.