Procurador do Trabalho ministra palestra sobre assédio para servidores do TRE

O procurador do Trabalho e presidente da Comissão de prevenção e enfrentamento do assédio moral, sexual e da discriminação (CAMSD) da Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região (PRT 6), José Laízio Pinto, ministrou palestra, na última terça-feira (21), no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE), sobre os caminhos para prevenção e enfrentamento do assédio moral e sexual e às diversas formas de discriminação. O evento aconteceu na sala de sessões do tribunal e contou com a participação de estagiários, magistrados e servidores do órgão.

O evento ocorreu na sala de sessões do TRE/PE.
O evento ocorreu na sala de sessões do TRE/PE.

Durante a palestra, José Laízio Pinto destacou a importância de o assunto ser discutido abertamente nos órgãos públicos e a necessidade de um ambiente seguro para receber denúncias. “Precisamos nos preocupar em afastar qualquer motivo de discriminação. Não se admite mais comportamentos ou atitudes que possam causar dor em outras pessoas. O serviço público é um lugar seguro considerando a estabilidade dos trabalhadores, mas ainda assim é preciso verificar se a instituição possui um canal próprio para que esse assunto seja discutido e o servidor se sinta confortável em denunciar”, colocou.

O procurador do Trabalho, José Laízio Pinto foi um dos palestrantes do evento.
O procurador do Trabalho, José Laízio Pinto foi um dos palestrantes do evento.
Na ocasião, o procurador do Trabalho trouxe exemplos de sua atuação à frente da CAMSD. “As principais soluções para esses problemas estão na escuta ativa e no acolhimento, resguardando sempre o respeito e a dignidade de todos, em particular aqueles que são vitimados. Eventualmente é possível mediar e conciliar conflitos também. Além disso, a forma como quem compõe o topo da estrutura hierárquica trata, conduz e valoriza o tema também tem grande repercussão no enfrentamento das questões relativas ao assédio e à discriminação, pontuou o procurador do Trabalho.

O encontro contou com a participação de representantes do TRE/PE e de órgãos parceiros.
O encontro contou com a participação de representantes do TRE/PE e de órgãos parceiros.
Prestigiaram a palestra, o presidente do TRE-PE, André Guimarães; o diretor-geral, Orson Lemos; a desembargadora eleitoral e ouvidora; Iasmina Rocha; a desembargadora eleitoral e diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Mariana Rocha; o secretário judiciário, Cícero Barreto; o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, George Maciel; a secretária de Administração, Teresa Lima; o secretário de Gestão de Pessoas, Antônio Nascimento; a secretária judiciária eleitoral remota de primeiro grau de jurisdição, Roberta Carine de Azevedo; e o secretário de Orçamento e Finanças, Robson Costa.