MPT em Pernambuco realiza visita institucional à UFPE

O vice-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, Rogério Sitônio, e a procuradora do Trabalho, Adriana Gondim, realizaram na segunda-feira (18), uma visita institucional à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), situada na Zona Oeste do Recife. A reunião teve o objetivo de avaliar os resultados da parceria estabelecida entre os órgãos para o combate à pandemia do coronavírus (Covid-19), além de tratar da possibilidade do desenvolvimento de novas ações integradas entre o MPT em Pernambuco e a UFPE.

No encontro a Universidade expôs que os repasses feitos pelo órgão ministerial foram aplicados em subprojetos para atender demandas como pesquisas sobre diversidades genômicas de cepas de SARS-CoV-2 isoladas de portadores de Covid-19, diagnóstico da Covid-19, fabricação de EPIs e EPCs, produção de escudos faciais, manufatura de válvulas que ajudam na ventilação mecânica, produção e ensaio pré-clínico de vacinas e, ainda, pesquisa sobre caracterização da diversidade celular e resposta inflamatória durante a infecção pelo vírus e sua correlação com a severidade dessa infecção.

Além dos representantes do MPT em Pernambuco, na ocasião estavam presentes o reitor da UFPE, Alfredo Gomes e o vice-reitor, Moacyr Araújo, a secretária executiva da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade-UFPE), Maira Pitta, e outros representantes da instituição de ensino.

REVERSÕES

Entre os anos de 2020 e 2021, com a pandemia da Covid-19, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco e a Justiça do Trabalho reverteram R$ 4.179.552 oriundos de multas trabalhistas para o combate à doença em todo o estado. Do montante total, R$ 2.056.878,57 foram destinados à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), distribuídos entre a Fade, o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) e o Hospital das Clínicas (HC).

As reversões tiveram início em abril de 2020, quando foi assinado o termo de compromisso entre as duas instituições. O acordo foi renovado em fevereiro de 2021, e se estendeu até abril deste ano.