Técnicos de enfermagem, faxineiros e enfermeiros são os trabalhadores mais afastados por Covid-19 em Pernambuco

A eclosão da pandemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, impactou diretamente na saúde e segurança dos trabalhadores. As ocupações que mais registraram afastamentos previdenciários ao longo de 2020 foram a de técnico de Enfermagem (11% do total de afastados), seguida de faxineiro (5%) e enfermeiro (4%). É o que revelam os dados mais recentes do Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho.

A plataforma recebeu, na segunda-feira (29), uma atualização com números referentes a 2020, incluindo uma nova guia que reúne apenas informações relativas à Covid-19. O levantamento foi feito com base nos afastamentos e acidentes de trabalho registrados em 2020, enquadrados tanto no código U07 (Covid-19) quanto no B34 (doenças por vírus, de localização não especificada) da Classificação Internacional de Doenças (CID).

De acordo com o Observatório, em 2020 Pernambuco teve 1521 afastamentos previdenciários por doenças virais - 510,8% a mais do que o total registrado no período de 2012 a 2019. Além disso, constatou-se que a atividade econômica com mais trabalhadores afastados foi a de atendimento hospitalar, que representou 7% do total, enquanto no ano anterior, 2019, a administração pública em geral foi a líder de afastamentos.

Quanto às notificações de acidentes de trabalho (CAT), houve 8,9 mil em todo o estado ao longo de 2020. Desse total, 3,08% foram acidentes relativos à contaminação por vírus. Com relação a quantidade total de CATs por doenças virais registradas de 2012 a 2010, houve um aumento de 730,3% somente no ano passado. Os profissionais da saúde foram os mais vitimados, com Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e Médicos somando 50% do total de notificações de acidentes trabalhistas relacionados a doenças virais.

LIVE

Na próxima quinta-feira (29), o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco Leonardo Osório recebe a chefe do setor de Segurança e Saúde no Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho (SRTb/PE), Simone Holmes, para fazer uma análise das informações regionais reunidas no Observatório. O debate será transmitido ao vivo no Instagram do órgão ministerial - @mptpernambuco - às 17h.

OBSERVATÓRIO

O Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho é um dos cinco observatórios digitais da iniciativa SmartLab de Trabalho Decente. A plataforma online, desenvolvida pelo MPT em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), combina repositórios públicos e tecnologia livre para transformar dados em informações e conhecimento sobre o tema.