Abril Verde | Eventos debatem sobre saúde e segurança no trabalho

Vários eventos, promovidos por instituições que se dedicam à proteção dos trabalhadores, lembram, ao longo desta semana, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril. Para intensificar o debate proposto pela campanha Abril Verde, os encontros, que acontecem de modo virtual devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), vão tratar sobre temas como saúde mental do trabalhador, políticas públicas de prevenção ao contágio da doença e condições laborais adequadas diante da crise sanitária.

Na quarta-feira (28), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife (CEREST Recife) promove o evento "Saúde mental no trabalho em tempos de Covid-19". A palestra tem início a partir das 10h e conta com a participação da psicóloga do CEREST Recife, Silvana Menino. É possível acompanhar através da plataforma Google Meet, clicando aqui.

À tarde, no mesmo dia, o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6), do qual o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco faz parte, promove o "Seminário telepresencial em memória às vítimas de acidentes de trabalho: política pública de vacinação e meios de diminuição dos riscos de contágio da Covid-19 no ambiente de trabalho". O evento acontece em parceria com a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6). A transmissão ao vivo será a partir das 15h, pelo canal do Getrin6 no YouTube, mas é possível fazer uma inscrição prévia e gratuita para a emissão de certificado através do link: http://www.sympla.com.br/getrin6. As palestras terão tradução simultânea em Libras.

Na sexta-feira (30), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de Pernambuco (CEREST Estadual), em parceria com a Escola de Governo em Saúde Pública (Esppe), promove o debate virtual "Trabalhadores invisibilizados e a pandemia da Covid-19". A live contará com a presença da secretária de saúde da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Eugênia Lemos, e do professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Diego Souza. A mediação será conduzida pela fonoaudióloga sanitarista e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Flávia Reis. A transmissão ao vivo pode ser acompanhada através do canal da Esppe no YouTube.

ABRIL VERDE

Todos os eventos listados acontecem em função da campanha Abril Verde, que propõe o debate sobre o tema da saúde, segurança e prevenção de acidentes no meio ambiente do trabalho ao longo do mês, que é marcado por datas relacionadas à temática. No dia 7 deste mês, é celebrado o Dia da Saúde, e, no dia 28, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, além do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).