• Informe-se
  • Notícias do MPT PE
  • Coronavírus: MPT amplia diálogo com entidades sindicais para traçar estratégias de redução de impactos trabalhistas

Coronavírus: MPT amplia diálogo com entidades sindicais para traçar estratégias de redução de impactos trabalhistas

Brasília - O Ministério Público do Trabalho (MPT) vem intensificando o diálogo com entidades sindicais que representam trabalhadores, empregadores e órgãos governamentais para traçar estratégias de redução de impactos trabalhistas decorrentes da disseminação do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil.

Membros do Grupo de Trabalho (GT) Covid-19 do MPT e o Procurador-Geral do Trabalho (PGT), Alberto Balazeiro, se reuniram no dia 20 de março com os presidentes de dez centrais sindicais que representam trabalhadores. Entre os temas debatidos, foi destacada a necessidade de uma união nacional, com a adoção de medidas governamentais estratégicas para a manutenção dos empregos e subsistência das empresas. Também foram discutidas questões como o fortalecimento do diálogo social tripartite, das negociações coletivas emergenciais para a tutela da saúde e do emprego dos trabalhadores. Além disso, foi debatida a necessidade de políticas públicas para o enfrentamento da crise com auxílio às empresas, com contrapartida social, proteção à saúde e ao emprego, à renda e ao salário.

Os integrantes do GT participaram no dia 22 de março de reunião por videoconferência com representantes Confederação Nacional do Transporte (CNT), Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e Confederação Nacional de Serviços (CNS). As entidades empresariais informaram as medidas emergenciais que estão sendo tomadas em seus respectivos setores e elogiaram a iniciativa do MPT de se colocar à disposição para mediar conflitos coletivos trabalhistas referentes ao tema. Os participantes se comprometeram a realizar novas reuniões com o MPT para discutir pontos específicos e setoriais.

Com informações da Ascom PGT.