• Informe-se
  • Notícias do MPT PE
  • Em discurso, nova procuradora-chefe Ana Carolina Ribemboim apresenta perspectivas do órgão para o biênio 2019-2021

Em discurso, nova procuradora-chefe Ana Carolina Ribemboim apresenta perspectivas do órgão para o biênio 2019-2021

Ao tomar posse no cargo de procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco para o biênio 2019-2021, a procuradora Ana Carolina Ribemboim discursou em solenidade que reuniu servidores e membros do próprio MPT, além de diversas personalidades do mundo jurídico e outras autoridades. A procuradora-chefe empossada se mostrou otimista quanto à gestão que se inicia e expressou a intenção de reforçar a presença do órgão sobretudo no interior do estado. Confira na íntegra o discurso de posse.

 

Bastante emocionada, , Ana Carolina falou da satisfação e orgulho de "ser MPT"
Bastante emocionada, , Ana Carolina falou da satisfação e orgulho de "ser MPT"

 

“Boa noite. Eu gostaria de cumprimentar o Procurador-Geral do Trabalho, na pessoa de quem cumprimento todos os membros do Ministério Público aqui presentes. Gostaria de cumprimentar também o Dr. Valdir Carvalho, presidente do TRT de Pernambuco, na pessoa de quem cumprimento todos os desembargadores e magistrados. Cumprimento, ainda, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Pernambuco, Dr. Bruno Batista, na pessoa de quem saúdo todos os advogados que aqui se encontram. Cumprimento a Dra. Adriana Gondim, Dr. Rogério Sitônio e o decano de nossa casa, Dr. Valdir Bitú, nas pessoas de quem cumprimento todos os servidores, estagiários e terceirizados presentes. Por fim, cumprimento todas as autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, familiares e amigos.

Não é fácil traduzir em palavras o que esse momento simboliza. Falar com o coração, entretanto, é sempre a melhor alternativa. Afirmo-lhes, pois, senhores, que o meu coração, esta noite, transborda a alegria e a satisfação de ser Ministério Público do Trabalho. De fazer parte dessa instituição que tem como desiderato principal a promoção da cidadania e da dignidade. Dessa instituição que tem como missão constitucional a proteção de direitos sociais do trabalhador, a defesa dos ideais democráticos e o postulado da igualdade de oportunidades de trabalho para todos.

Entretanto, não é possível admitir pertencer ao MPT, sem "ser MPT".

Desta feita, caros amigos e amigas aqui presentes, meu coração, nesta noite, está com o MPT que resgata o trabalhador da condição análoga à de escravo, transformando a hipossuficiência extrema do ser humano escravizado em nova realidade social, efetivamente libertadora. Com o MPT que combate o assédio e a discriminação nas relações de trabalho, não apenas cobrando o cumprimento da cota legal, mas, sobretudo, viabilizando oportunidades de ingresso, permanência e ascensão profissionais para negros, mulheres, presos e diversas outras minorias. Está, senhores, com o MPT que acredita que a educação é verdadeiro veículo de transformação social e que, imbuído dessa fé, dirige-se às escolas e capacita a rede pública de ensino sobre os malefícios do trabalho precoce e desprotegido. E mais: com o MPT que profissionaliza adolescentes em condições de vulnerabilidade, muitos cumpridores de medidas socioeducativas, a fim de devolver-lhes esperança. Com o MPT proativo, que investiga, fiscaliza e promove forças-tarefas com a finalidade de propiciar melhores condições de saúde e segurança a todos os que trabalham, prevenindo os riscos de acidentes, amputações e adoecimentos, a exemplo das iniciativas já realizadas no agreste (lavanderias), no polo gesseiro, situado no sertão do nosso Estado e, recentemente, em Fernando de Noronha (setor hoteleiro).

Deste modo, é certo que, nesta solenidade de posse, comemoramos muito mais que a simples transição de chefia do MPT pernambucano. Na verdade, celebramos hoje um propósito de vida dedicada à luta pelo outro, diariamente na tentativa de enxergar as relações laborais na sua essência, e não na aparência. Festejamos, também, os resultados de nossas inúmeras ações, as quais ajudaram a edificar creches, escolas, abrigos, UTI´s; a ajudar no propósito de outras tantas instituições carentes, a consolidar valiosas parcerias; tudo com o escopo de assumir o compromisso inabalável de promover o trabalho decente e a dignidade da pessoa humana.

Por todas essas razões e ciente de estarmos, todos os dias, com criatividade, reinventando e potencializando nossa atuação, acredito totalmente na perenidade e permanência de nossa instituição e faço minhas as palavras do Procurador-Geral do Trabalho, Dr. Alberto Balazeiro, no seu discurso de posse: “o MPT não pode e nem deseja ser inimigo do progresso. É, em realidade, um forte aliado. Pacificar, ponderar e mediar as relações é escopo de atuação do Ministério Público do Trabalho”.

Ora, assumir o compromisso de lutar por um mundo melhor exige paixão por aquilo que se faz. É, pois, com ânimo, coragem e esperança que assumo a chefia dessa linda instituição em Pernambuco, ciente de que haverá muitos desafios, mas que as dificuldades também nos unem e nos fortalecem e se traduzem, ainda, em oportunidades de aprendizado e aprimoramento. Nesse sentido, seguirei firme nas seguintes metas: 1) valorização da atuação resolutiva em prol da sociedade e do trabalhador; 2) gestão administrativa de estruturação e valorização de membros e servidores e 3) projeção da nossa instituição, visando sempre o crescimento e a expansão da economia do nosso estado com respeito à ética nas relações de trabalho.

Por fim, agradeço a Deus por toda a determinação e força; aos meus familiares, especialmente, in memoriam, a minha avó Grace Cavendish, exemplo de caráter e de luta pelo trabalhador; a minha querida mãe, Ana; ao meu querido esposo, Márcio, e aos meus amados filhos Camila, David e Alexandre, por todo apoio e renúncias ao longo dessa jornada. Agradeço, também, ao amigo e Procurador-Geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, pelo auxílio, ensinamentos e pela competência em administrar nossa instituição; aos servidores, pela presença, especialmente os de Petrolina e Caruaru, que enfrentaram a distância para poder prestigiar o evento; ao MPF, especialmente ao Dr. Alfredo Falcão, por conceder seu espaço para a realização desta solenidade, a todos os presentes e aos amigos, pela eterna torcida.

Finalizo, pois, de um jeito bem leve e genuinamente nordestino com a leitura de um cordel de Bráulio Bessa que julguei apropriado, pela mensagem de entusiasmo:

Acredite, pense e faça,
Use sua intuição,
Transforme sonho em suor,
Pensamento em ação.
Enfrente cada batalha,
Sabendo que a gente falha
E que isso é natural
Cair para se levantar,
Aprender para ensinar
Que o bem é maior que o mal

Muito obrigada!"