Ana Carolina Ribemboim é a nova procuradora-chefe do MPT em Pernambuco

Na manhã desta terça-feira (1º), foi empossada no cargo de procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim. A solenidade, conduzida pelo procurador Geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, ocorreu em Brasília, na sede do órgão. Na mesma ocasião, foram também empossados os novos procuradores-chefes de todas as demais regionais do MPT no Brasil.

Procuradores de todas as unidades do MPT no Brasil tomaram posse
Procuradores de todas as unidades do MPT no Brasil tomaram posse

Ana Carolina, que terá como vice o procurador Rogério Sitônio Wanderley, será responsável pelo biênio 2019-2021 e sucede administração feita pela procuradora-chefe Adriana Gondim e pela vice Lívia Viana. Elas foram responsáveis pelo ciclo de 2017-2019, que teve com principal desafio a entrega do novo edifício sede do órgão, em abril passado.

 

Nova procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim, com o procurador Geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro
Nova procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim, com o procurador Geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro

 

O entusiasmo dos novos procuradores-chefes foi destacado pelo procurador-geral do MPT, Alberto Balazeiro, que afirmou ser preciso não se contentar com fórmulas prontas e sempre buscar criatividade, resolutividade e eficiência. “É com esse entusiasmo que esse grupo de gestores fará o novo MPT. Um MPT que, como este grupo de procuradores-chefes, mescla experiência e juventude”, afirmou.

Balazeiro citou ainda os três pilares que norteiam o seu mandato: gestão administrativa, atuação resolutiva e projeção institucional. Para isso, o procurador-geral conta com um projeto de construção coletiva formado por cada um dos 782 procuradores da instituição com o apoio de servidores, dos colaboradores e com a parceria de outras instituições.

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano Faria da Costa, frisou que a posse dos procuradores-chefes é um marco importante na instituição, pois eles são os responsáveis pela gestão administrativa, financeira e pessoal das regionais e também exercem a representação política do MPT nos estados. “Colocar-se à disposição para exercer tão relevante missão demonstra comprometimento e dedicação com o Ministério Público do Trabalho e com a sociedade brasileira”, disse.

Participaram da solenidade a vice-procuradora-geral do MPT, Maria Aparecida Gugel; a coordenadora da Câmara de Coordenação e Revisão, subprocuradora-geral Sandra Lia Simón; o corregedor-geral do MPT, André Luís Spies; o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Sebastião Vieira Caixeta.

 

Perfil
Formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim atua como procuradora do MPT desde 25 de outubro de 2010, tendo oficiado nas cidades de Marabá, Caruaru, Vitória da Conquista, Itabuna e Petrolina.

Antes de ingressar no MPT, foi técnica judiciária do Tribunal de Justiça de Pernambuco e, posteriormente, analista judiciária do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, onde foi diretora nos gabinetes dos desembargadores Petrúcio Ferreira e Rogério Fialho.

 

Desafios
De acordo com a nova procuradora-chefe, os desafios do cargo são muitos. Ana Carolina acredita que a chefia da unidade do MPT em Pernambuco demandará trabalho criativo, gestão democrática e, principalmente, atuação voltada ao fortalecimento da unidade institucional. “Um grande esforço a ser empreendido será propiciar visibilidade à atuação do MPT em Pernambuco e tentar dissolver as incompreensões da sociedade em relação à nossa atuação”, disse.

Nesse sentido, o cenário nacional não pode ser perdido de vista, já que, segundo ela, os mecanismos de proteção ao trabalho têm sido postos em debate. “Tem havido um esforço de flexibilização e desregulamentação do direito do trabalho e por vezes até tentativas de retirada dos direitos do trabalhador, alguns desses até de ordem fundamental, e creio que temos que estar atentos a todos esses percalços”, afirmou.

Outra missão que ela abraça é a aquisição de nova unidade para o MPT em Caruaru. Atualmente, a unidade Agreste do órgão no estado, considerada a mais produtiva do país, opera em prédio alugado e com instalações consideradas precárias. “Temos o intento de aquisição de um prédio próprio para a atuação do órgão em Caruaru, demanda antiga de membros e servidores e da comunidade que forma o sistema jurídico na região”.

Ainda no que toca a questões estruturais, Ana Carolina deseja revitalizar o antigo edifício-sede, localizado na Rua 48, nº 600, no Espinheiro. Há a demanda de criação de um auditório em espaço amplo que possa servir a membros e servidores em eventos, bem como aos parceiros do órgão.

 

Posse no Recife
Como forma de marcar o novo ciclo administrativo, o MPT promove evento de posse no Recife no próximo dia 11 de outubro, a partir das 18h, na Procuradoria da República em Pernambuco. Na ocasião, além da confirmação de posse de Ana Carolina Ribemboim, serão empossados o novo vice-procurador-chefe do MPT no estado, Rogério Sitônio, e a coordenadora da Secretaria Processual, Gabriela Maciel, e a vice, Maria Roberta Komuro.

 

 

Com informações e fotos da Ascom PGT



 

Tags: posse,, biênio, ana carolina