MPT e PRF finalizam semana de alerta sobre trabalho escravo com balanço positivo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerram as atividades conjuntas de conscientização de combate ao trabalho escravo na última quarta-feira (30). A culminância da parceria foi no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE). Das 7h às 12h, integrantes de cada um dos órgão atenderem a população, chamando atenção para o assunto. Apenas neste dia, 520 pessoas foram beneficiadas diretamente com a ação.

A manhã no Ceasa contou com a exibição de vídeos, dentro de um ônibus adaptado para realizar palestras, e entrega de material informativo, para alertar as pessoas sobre como ocorre o trabalho escravo e de que forma é possível denunciar essa prática. Ocorreram também a distribuição de material informativo e minipalestras nos estabelecimentos junto à população local.

A atividade fez para da semana nacional de combate à prática, cujo dia é marcado em 28 de janeiro. Nele, são lembrados os assassinatos de auditores fiscais do trabalho, durante missão que combatia justamente essa irregularidade, em Minas Gerais.

Imprensa

As ações sobre o tema geraram bastante repercussão de imprensa. Estiveram reportando o evento, na capital, diversos veículos, entre eles: TV Globo (Bom Dia Pernambuco - ao Vivo); TV Jornal ( ao vivo e gravado); TV Clube ( ao vivo e gravado); Rádio CBN (gravada); Rádio Local do CEASA (ao vivo); Jornal local Assucere; Jornal Ceasa.

 

Procuradora Débora Tito participou da ação no Ceasa junto a servidores da PRF
Procuradora Débora Tito participou da ação no Ceasa junto a servidores da PRF

 

Ação

As iniciativas que marcaram o tema do trabalho escravo em janeiro deste ano tiveram início no último dia 21 de janeiro, com capacitação para jornalistas sobre o tema. Na sequência, no próprio dia 28, ação, semelhante ao do Cease, foi realizada em Santa Cruz do Capibaribe, durante dia de feira na cidade. 

 

Tags: Trabalho Escravo, PRF