MPT participa de solenidade de início do Programa Jovem Aprendiz na Defensoria Pública

A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, através da Subdefensoria Geral do Estado, deu início ao Projeto Jovem Aprendiz, que objetiva dar oportunidade de qualificação profissional a jovens – egressos ou não de medidas sócio-educativas. A solenidade que marcou a implementação da ação foi realizada na manhã desta terça-feira (22), na sede do órgão, e contou com a presença da procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Jailda Pinto.

 

O subdefensor Público Geral do Estado, José Fabricio Silva de Lima, destacou ser o projeto de fundamental importância para o resgate da cidadania, vez que possibilitará a inserção no mercado de trabalho de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Em sua fala, Jailda, que é titular da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), destacou que a iniciativa da Defensoria é um grande exemplo e passo para o combate ao trabalho infantil. “Se a aprendizagem já é um instituto importante no combate ao trabalho infantil, ele, quando voltado para também incluir os jovens em situação de cumprimento de medida socioeducativa, amplia seus efeitos positivos”, disse.

Nesse contexto, segundo a procuradora, a sua inclusão em um programa de aprendizagem é também uma possibilidade de qualificação profissional e esperança para esses jovens, que muitas vezes, na infância, estavam expostos a situação de trabalho irregular.

Ainda estiveram presentes à solenidade a secretária executiva do Sistema Socioeducativo, Suely da Silva Cysneiros, a coordenadora do Projeto Novas Oportunidades, Nericleide Nunes, a assessora de Gabinete, Giovanna Pessoa e o subdefensor Púublico-Geral do Estado, José Fabricio Silva de Lima.

Com informações da Ascom da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco

Tags: trabalho infantil, aprendizagem, aprendiz, coordinfância, socioeducativo , defensoria