Evento discute perspectivas para a agroecologia na América Latina

De 12 a 15 de setembro, o Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos participa do 10º Congresso Brasileiro de Agroecologia, cujo tema é “Agroecologia na Transformação dos Sistemas Agroalimentares na América Latina: Memórias, Saberes e Caminhos para o Bem Viver”. O encontro ocorre em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no Setor de Divulgação Cultura do Eixo Monumental.

Na quarta-feira (13), o congresso será palco da reunião ordinária do Fórum Nacional, do qual o Ministério Público do Trabalho (MPT) é integrante e coordenado pelo procurador Regional do Trabalho, Pedro Serafim. Durante o período do congresso, o Fórum manterá um stand no espaço para divulgação das informações e ações de seus membros e parceiros.

Além de mesas, oficinas, painéis, minicursos e apresentação de trabalhos, o congresso prevê feira agroecológica, projeção de filmes e lançamentos de livros. O tema central resgata a importância da agroecologia na transformação dos sistemas agroalimentares no mundo a partir de um olhar de reconhecimento à memória biocultural latino-americana, sua riqueza e sua contribuição histórica e relevante para a alimentação mundial. A ideia é olhar o passado, entender onde estamos e discutir quais caminhos futuros a seguir para construir o bem viver entre os países na América Latina.
A agroecologia e produção orgânica se apresentam como alternativa eficaz à redução ao uso dos agrotóxicos e seus impactos na saúde do trabalhador e meio ambiente, principalmente no meio rural.

Agrotóxicos no mundo e no Brasil

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os agrotóxicos causam cerca de 200 mil mortes por envenenamento a cada ano no mundo, sendo 99% delas em países em desenvolvimento, onde, segundo os relatores, as leis ambientais são fracas.

A quantidade de agrotóxicos ingerida no Brasil é tão alta, tanto que o país está na liderança do consumo mundial desde 2008. Enquanto nos últimos dez anos o mercado mundial desse setor cresceu 93%, no Brasil, esse crescimento foi de 190%, de acordo com dados divulgados pela Anvisa.

Segundo o Dossiê Abrasco, 70% dos alimentos in natura consumidos no país estão contaminados por agrotóxicos. Desses, segundo a Anvisa, 28% contêm substâncias não autorizadas. De acordo com ela, mais da metade dos agrotóxicos usados no Brasil hoje são banidos em países da União Europeia e nos Estados Unidos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os países em desenvolvimento, os agrotóxicos causam, anualmente, 70.000 intoxicações agudas e crônicas.

Tags: forúm, congresso, agrotóxicos