MPT e demais instituições definem formato de audiência pública sobre aprendizagem

Dando encaminhamento às ações de planejamento da Semana Nacional da Aprendizagem, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco participou de reunião na manhã desta quinta-feira (7), no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). Representado pela procuradora do Trabalho Jailda Pinto, o órgão tratou do formato da audiência pública, a ser realizada no dia 4 de maio, junto a outras instituições engajadas no projeto, sendo elas o TRT, o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MPTS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), dos Fóruns Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepetipe) e de Aprendizagem Profissional (Forap).

Ficou acertado que o MPT irá notificar, com o auxílio do TRT, 50 empresas para comparecem à audiência pública. Essas empresas serão selecionadas a partir do banco de informações do MTPS. Até a semana que vem o MPT deverá publicar o edital da audiência, apresentando o formato do evento.

Na reunião, ainda ficou decidido que caberá mais fortemente ao Forap e ao Fepetipe articular com as entidades que os compõem a participação de cada uma das instituições no evento. O objetivo é estimular a presença dos atores na audiência, possibilitando que os órgãos, sobretudo o MPT e o MTE, terem mais informações sobre possíveis dificuldades para o cumprimento da lei, casos de sucesso, entre outros.

Semana

A Semana Nacional de Aprendizagem é uma realização conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) e visa incentivar e promover o debate, a mobilização e a inclusão de aprendizes no mercado de trabalho, sendo um estímulo para que instituições participem cada vez mais da formação de jovens aprendizes, contribuindo para que a juventude do país esteja preparada para atuar com competência no mundo do trabalho e na convivência social. O objetivo é expor a necessidade de defender crianças e adolescentes de qualquer tipo de exploração, chamando atenção para o tema.

Representantes das instituições envolvidas na Semana Nacional de Aprendizagem se reuniram na manhã desta quinta (7)
Representantes das instituições envolvidas na Semana Nacional de Aprendizagem se reuniram na manhã desta quinta (7)

 

Tags: trabalho infantil, audiência pública, coordinfância, Fepetipe, Semana Nacional de Aprendizagem