“O Menino e o Mundo” traz debate sobre infância e trabalho para o Cinema da 6ª

Representante brasileiro na disputa ao Oscar de Melhor Filme de Animação de 2016, O Menino e o Mundo foi exibido na edição de fevereiro do Cinema da 6ª, promovida pelo MPT Integração na manhã desta quarta-feira (24). O encontro contou com a participação de estagiários, servidores e da procuradora do Trabalho Jailda Pinto, titular da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), que mediou o debate ao final da sessão.

A procuradora do Trabalho Jailda Pinto mediou o debate
A procuradora do Trabalho Jailda Pinto mediou o debate

Dirigida por Alê Oliveira, a animação aborda, por meio da criativa sensibilidade do universo infantil, temas atuais e relativos ao mundo do trabalho, como a exploração da mão de obra por meio de rotinas padronizadas e repetitivas e o desemprego causado pela crescente industrialização das linhas produtivas. Os malefícios da exploração desenfreada de matéria-prima e a busca incessante pelo consumo também fazem parte da temática da obra.

“O filme mostra como a realidade do mundo deixa mais dura a vida da criança, justo na fase da fantasia, da pureza”, refletiu o servidor Leonardo Franca. Já a servidora Leila Miranda chamou atenção para a importância do núcleo familiar, outro ponto presente na animação. “É comum que as jornadas de trabalho privem o acompanhamento das crianças pelos pais, o que acaba impedindo que eles participem mais da formação dos filhos”, citou.

Para a procuradora, o filme possibilita a discussão acerca do trabalho infantil e das condições de trabalho contemporâneas. “É importante que possamos proteger o trabalho da criança e do adolescente para que não se perpetue o ciclo da pobreza”, pontuou. Ela lembrou, ainda, que o trabalho de adolescentes e jovens está sujeito à legislação específica, e pode ser feito por meio de aprendizagem, tendo como contrapartida a qualificação. “As crianças que são exploradas, no futuro, serão as pessoas que vão estar sujeitas ao trabalho precário, com risco de acidentes e mortes. Temos que garantir, por meio de políticas públicas, educação, proteção e perspectivas favoráveis para todas as crianças”, disse Jailda.

Cinema da 6ª

Aberto a todos que trabalham no MPT em Pernambuco, a iniciativa, coordenada pela Assessoria de Comunicação, objetiva exibir uma vez ao mês uma produção audiovisual ligada ao mundo do trabalho, promovendo reflexões sobre temas contemporâneos, bem como uma maior interação entre as pessoas que fazem o órgão.

 

Tags: cinema da 6ª, O menino e o mundo, trabalho, infância