Cine-debate aborda acidentes do trabalho e condições laborais em grandes indústrias

Na manhã desta sexta-feira (25), foi promovido, pelo MPT Integração, cine-debate com exibição do documentário “Batalhadores - histórias de quem foi à luta e perdeu a vida no trabalho”. O vídeo trata, a partir da história de trabalhadores que foram vítimas fatais de acidentes de trabalho, da realidade de empregados dos setores da construção civil, de frigoríficos, do amianto e do açúcar e do álcool.

 
Os setores lideram a lista de ocorrências de acidentes e doenças do trabalho, e são áreas prioritárias de atuação da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat). O documentário também evidencia o número alarmante de trabalhadores que são vítimas de doenças, acidentes e até mesmo mortes no exercício da função. Participaram da projeção estagiários, procuradores, servidores e terceirizados. O debate contou com a presença dos procuradores Leonardo Osório Mendonça, atualmente coordenador nacional da Codemat, e Lorena Pessoa Bravo, coordenadora regional da pasta.

 

 


O procurador levantou questões sobre saúde e segurança dos trabalhadores em todos os ambientes laborais, afirmando a necessidade de participação não apenas dos empregadores, mas também de entidades públicas responsáveis pelo tema. “Trabalho seguro é obrigação de todos, e isso inclui o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego e a Justiça do Trabalho. Temos de garantir que as normas regulamentadoras sejam cumpridas não só para que as empresas sejam punidas pelo acidente ter acontecido por condições irregulares, e sim para que o problema não aconteça mais”, disse.


A procuradora Lorena Pessoa também comentou sobre a atuação do MPT nas questões de doenças, acidentes e mortes no ambiente de trabalho. “Estes problemas do mundo do trabalho são graves, são urgentes para serem resolvidos, e nós estamos buscando a aplicação da lei para que isso se evite”, declarou.