Polo Gesseiro | Atuação do Grupo de Trabalho superou a pandemia e seguiu adiante em 2020

Mesmo diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), o Grupo de Trabalho (GT) do Gesso continuou atuando no Sertão do Araripe em 2020. O Ministério Público do Trabalho (MPT), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), parceiros desde 2015, desenvolveram um plano de contingência para não prejudicar a formatação de um plano de intervenção do polo gesseiro.

Por conta dos novos desafios impostos pela Covid-19, algumas atividades presenciais previstas para este ano precisaram ser suspensas. A análise da cadeia produtiva do gesso e o mapeamento dos atores dessa dinâmica de modo remoto. Essa documentação fez parte de um processo de construção de cenários prospectivos, que, por sua vez, serviram de subsídios para a estruturação do Plano de Desenvolvimento Local (PDL).

Em outubro, o GT do Gesso se reuniu para avaliar o trabalho realizado contingencialmente e definir os próximos passos do projeto. Ao longo do ano, o Grupo de Trabalho desenvolveu três das quatro etapas previstas para a conclusão do documento. Para 2021, a perspectiva é concluir a quarta e última fase do projeto, ainda no primeiro semestre, com a realização de um webinar que irá promover o encontro das entidades envolvidas com o Polo Gesseiro.

“A atuação do GT foi bastante prejudicada pela pandemia, já que nosso objetivo inicial era construir esse documento através de oficinas presenciais no Sertão do Araripe. Foi preciso nos adaptar para que o projeto não fosse inviabilizado. Tivemos algumas dificuldades no processo, mas conseguimos conduzi-lo de forma satisfatória”, explicou o coordenador do GT do Gesso e procurador-chefe-substituto do MPT em Pernambuco, Rogério Sitônio.

DESTINAÇÃO

Uma destinação proveniente da atuação do GT possibilitou a abertura de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital e Maternidade Santa Maria. Em parceria com a Justiça do Trabalho, o MPT reverteu R$ 285 mil para o hospital. A unidade, também conhecida como Hospital das Medianeiras, é a única instalação médica pública da região do Sertão do Araripe.

GRUPO DE TRABALHO

Desde 2015, o MP, por meio do GT do Gesso, acompanha a situação das condições de trabalho no Sertão do Araripe pernambucano, com o intuito de garantir melhorias no meio ambiente de trabalho no setor. O grupo atua através de inspeções, audiências públicas, assinatura de compromissos de ajustamento de conduta e o ajuizamento de demandas coletivas contra empresas da região.