VIII Marcha Pernambuco Contra o Trabalho Infantil acontece online

A Marcha Pernambuco Contra o Trabalho Infantil, marcada para a próxima quinta-feira (8), não irá tomar as ruas, como de costume. Este ano, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), a 8ª edição do evento acontecerá por meio das redes sociais do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe) - no Instagram (@forumfepetipe) e no Facebook (fepetipe).

Na programação, estão previstas várias ações virtuais, como o impulsionamento da hashtag #NaoaoTrabalhoInfantil em publicações nas redes sociais, o compartilhamento de challenges, além de transmissão ao vivo sobre o tema. A live ‘A exploração do trabalho infantil e a falta de exposição do problema’, comandada pelos próprios jovens integrantes do Fepetipe, será transmitida a partir das 15h no perfil do Instagram do Fórum.

O principal objetivo da VIII Marcha Pernambuco Contra o Trabalho Infantil é sensibilizar a sociedade e órgãos de defesa de direitos para a causa do trabalho infantil em Pernambuco, que muitas vezes se dá de forma silenciosa e naturalizada. O evento ainda destaca o protagonismo juvenil e lembra que o combate à exploração da mão de obra infantil é responsabilidade de toda a sociedade.

SOBRE O TRABALHO INFANTIL

O trabalho infantil é um fenômeno com muitas causas e muitas responsabilidades. A falta de vagas nas creches, a má qualidade do ensino e a dificuldade de conter a evasão escolar dos adolescentes contribuem para aumentar o número de meninos e meninas no trabalho doméstico, nos campos e nas ruas, correndo o risco de se envolverem com o tráfico de drogas e a exploração sexual.

Atualmente, esse problema atinge mais de 2,3 milhões de crianças e adolescentes na faixa etária entre 5 e 17 anos. Desse total, 77 mil dos casos estão em Pernambuco, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD/IBGE) de 2016, divulgados pelo Fórum Nacional de Prevenção e erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

SOBRE O FEPETIPE

O Fórum Fepetipe foi fundado em 2000 e é um espaço permanente e democrático de articulação, sensibilização e mobilização, composto por instituições governamentais e da sociedade civil para a prevenção e erradicação do trabalho infantil em Pernambuco.