Procurador do MPT em Pernambuco participa de evento sobre proteção de trabalhadoras gestantes e lactantes

Na última sexta-feira (11), o procurador do Trabalho Leonardo Osório participou de uma reunião técnica da Secretaria da Mulher, ocorrida virtualmente em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), promovida pela Câmara dos Deputados. Na ocasião, o representante do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco falou sobre o lançamento do Grupo de Trabalho (GT) sobre Mulher e Economia, que tem como foco a proteção das trabalhadoras gestantes e lactantes, e da edição da revista MPT em Quadrinhos com o tema “Direitos das gestantes”.

Leonardo Osório relembrou do plano de ação, elaborado em 2018, para a melhoria das condições de trabalho das gestantes e lactantes, elaborado em conjunto com outras entidades e com sociedade civil. “A discussão sobre a proteção dessas profissionais é importante porque também impacta na diminuição do preconceito contra mulheres no mercado de trabalho”, explicou o procurador. “O MPT em Pernambuco tem praticado uma escuta ativa da sociedade e de outros órgãos para elaborar ações efetivas que possam de fato melhorar o meio ambiente de trabalho para gestantes e lactantes”, completou.

Na ocasião, o procurador destacou ainda que a edição do MPT em Quadrinhos sobre o tema, foi elaborada por mais de 20 entidades, entre elas o Conselho Federal de Medicina (CFM), o então Ministério do Trabalho, associações de doulas, a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS). “Essa revista é parte de um projeto maior, que visa estabelecer articulação com outras entidades, como as casas legislativas, o poder executivo, o poder judiciário e a sociedade civil no geral, para podermos assegurar os direitos das trabalhadoras gestantes e lactantes”, concluiu.

Confira a transmissão ao vivo da reunião técnica aqui.

Confira o conteúdo da revista MPT em Quadrinhos aqui.