Resgate a Infância | MPT promove capacitação para o combate ao trabalho infantil

Hoje (20) e amanhã (21), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pela procuradora Jailda Pinto, titular local da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), participa do lançamento do Projeto Resgate a Infância 2020, a ser realizado na sede do MPT em Manaus. O evento é o ato inicial da implantação do projeto no município. 

Voltado a profissionais da rede de proteção, o encontro oferece, no primeiro dia, capacitação sobre políticas públicas, educação e aprendizagem acerca do trabalho infantil e, no segundo, sobre legislação, projetos de lei em tramitação e formas de sensibilização de empresas no cumprimento das cotas de aprendizagem.

Além da procuradora Jailda Pinto, também participam da condução dos trabalhos de implementação local do projeto o procurador-chefe do MPT no Amazonas e em Roraima, Jorsinei Dourado, e a procuradora Luciana Coutinho, vice-coordenadora nacional da Coordinfância. Nesta quarta-feira (19), o grupo cumpre agenda de visitas institucionais em nome do MPT, para firmar parcerias de atuação na capital do Amazonas.

O evento recebe representantes locais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), comitês de direitos humanos, Conselhos Tutelares, Conselhos Municipal (CMDCA) e Estadual (Cedca) dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretarias de Assistência Social, Segurança, Saúde, Educação, Planejamento e Esporte/Lazer, além de entidades formadoras, Ministério Público, Poder Judiciário (Comum e Trabalhista) e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia.

RESGATE A INFÂNCIA

O Projeto Estratégico "Resgate a Infância" é uma realização nacional do MPT, possuindo três eixos: políticas públicas, educação e profissionalização. O objetivo geral é prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente. No eixo educação, o MPT na Escola é a principal iniciativa.