Jornalistas conhecem funcionalidades da plataforma SmartLab

Na manhã desta terça-feira (21), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco ofereceu capacitação a jornalistas do Grande Recife na plataforma Smartlab Trabalho Decente, uma ferramenta de cooperação entre o órgão e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil. A atividade foi promovida pela Assessoria de Comunicação, tendo sido ministrada pelo procurador Ulisses Dias de Carvalho, subsecretário da Secretaria de Operações de Análise de Dados do MPT.

MPT reuniu jornalistas em treinamento de dados
MPT reuniu jornalistas em treinamento de dados

Com foco nos mecanismos de busca do observatório digital, o evento reuniu na sede do MPT em Pernambuco 32 jornalistas, de um total de 17 veículos e assessorias institucionais de comunicação. O evento foi aberto pela assessora de comunicação, a jornalista Mariana Banja, que falou sobre os objetivos da atividade.

“A ideia deste segundo ciclo de capacitação – o primeiro foi em janeiro do ano passado - é apresentar as inovações feitas pelo órgão na plataforma de dados, que agora está indo além de informações sobre trabalho escravo, contemplando outras áreas, como trabalho infantil, meio ambiente de trabalho, igualdade no trabalho”, disse.

Mariana também agradeceu a adesão expressiva dos veículos. “Agradeço imensamente a presença dos colegas pela disponibilidade e interesse. É muito bacana ver essa sala com representantes de veículos de comunicação pública e privada, de jornalismo independente e de assessorias institucionais parceiras”, complementou.

Na sequência, o vice-procurador-chefe do MPT em Pernambuco, Rogério Sitônio Wanderley, atualmente em exercício, fez breve saudação aos presentes, ressaltando a importância da informação de qualidade para o MPT e para a imprensa. “Em cada uma dessas plataformas temáticas, estão reunidas informações de várias bases de dados, que podem auxiliá-los no cotidiano”, disse.

Dando início ao treinamento na ferramenta, o procurador Ulisses Dias de Carvalho apresentou o site, mostrando como as informações estão organizadas, logo na capa. Nessa interface, destacou as áreas temáticas, depois, direcionando para cada uma delas e mostrando os mecanismos de busca e filtragem no sistema. O procurador também tirou diversas dúvidas dos jornalistas.

Os convidados receberam kit com material institucional do MPT
Os convidados receberam kit com material institucional do MPT


Dia 28 de janeiro

Ulisses ainda aproveitou a oportunidade para reforçar o dia 28 de janeiro, data em que se marca nacionalmente o combate ao trabalho escravo. Ele falou da plataforma Monitora 87 do MPT que acompanha os planos da meta 8.7 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em prol da erradicação do Trabalho Forçado, da Escravidão Contemporânea, do Tráfico de Pessoas e do Trabalho Infantil. Para complementar a apresentação dos dados, o procurador fez algumas buscas no Radar SIT, que é administrado pela Secretaria do Trabalho, do Governo Federal.


Jornalistas

Estiveram presentes os jornalistas Taynã Olímpia, da Rádio Frei Caneca FM; Mariama Correia, Helena Dias e Débora Souza, da agência Marco Zero Conteúdo; Cláudia Holder, do Ministério Público Federal em Pernambuco; Rafael Sabóia, Fernando Albuquerque, Yana dal Cero, Miguel Rios, Lucas Félix e Adeílson Inácio, do Ministério Público estadual; Gabriel Trigueiro, do jornal Diario de Pernambuco; Jorge Cosme, Marília Parente e Nathan Santos, do site Leia Já; Elysangela Freitas e Leonardo Machado, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região; Bruno Vinícius da Silva e Luane Souza, da Agência Retruco; Eliane Nóbrega, da TV Tribuna; Hélio de Melo e Mariluce Altenkirsch, da Polícia Rodoviária Federal; Francisco Guerra e Wagner Sarmento, da TV Globo; Marcelo Soares, da TV Jornal; Rodrigo Barros, da Folha de Pernambuco; Airton Carvalho, Lourenço Gadelha, Maria Betânia de Oliveira e Maximiliano Gomes, da Rádio Jornal, e Anderson Kleiton Souza, da Rádio CBN.


Presenças

A capacitação foi ainda prestigiada por membros da Regional, entre eles: Janine Miranda, José Laízio Pinto Júnior, Marcelo Crisanto Souto Maior e Maria Roberta Komuro.

Auditório cheio: jornalistas e membros assistiram ao treinamento
Auditório cheio: jornalistas e membros assistiram ao treinamento