Mês do Servidor | Eventos marcam semana com homenagens e visita a projeto social

Encerrando a programação do “Mês do Servidor”, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realizou duas ações nesta semana. A primeira delas, foi, no próprio Dia do Servidor Público, na segunda (28). Houve debate sobre lei de abuso de autoridade e entrega das placas de homenagens a servidores. Já na terça (29), estagiários, membros e servidores visitaram a sede da Orquestra Criança Cidadã.

Na segunda-feira (28), a tarde foi aberta pela procuradora-chefe, Ana Carolina Ribemboim, que parabenizou a todos pelo dia, agradecendo as contribuições de cada um para o órgão e para a sociedade. Logo na sequência, foi lançado o perfil do órgão no Instagram, pela assessora de Comunicação, Mariana Banja. O novo canal de comunicação oferece conteúdos sobre o mundo jurídico trabalhista e notícias da atuação do MPT em Pernambuco.

Procuradora-chefe, Ana Carolina Ribemboim, abre evento, parabenizando a todos pelo Dia do Servidor
Procuradora-chefe, Ana Carolina Ribemboim, abre evento, parabenizando a todos pelo Dia do Servidor

Dando continuidade, foi a vez da palestra da procuradora do MPT Janine Miranda sobre a Lei de Abuso de Autoridade. Na ocasião, a procuradora destacou as principais implicações da legislação na atuação do MPT e debateu com os presentes os itens mais sensíveis.

O ponto alto do dia, no entanto, ficou com a homenagem aos servidores que completaram 10, 20 e 30 anos de trabalho no órgão no ano passado, que receberam placas. Os servidores homenageados foram: Christiane de Oliveira Figueiroa (30); Dayse Tavares Cavalcanti Moraes (20); Ezequiel José dos Santos (20); Monik Frazão de Souza Viana (10). Também foram parabenizados Ana Carolina de Araújo Lóssio (10), Maria Clara Mendonça Alencar Barros (20), Moisés de Melo Guimarães (10) e Ronnie Von Alves de Lima (10), que não puderam estar presentes.

 

Servidora Monik Frazão recebe placa entregue pelo procurador Chafic Krauss
Servidora Monik Frazão recebe placa entregue pelo procurador Chafic Krauss

 

Servidora Dayse Moraes e procuradora Lívia Arruda
Servidora Dayse Moraes e procuradora Lívia Arruda

 

Servidor Ezequiel Santos e procuradora Gabriela Maciel
Servidor Ezequiel Santos e procuradora Gabriela Maciel

 

Servidora Christiane de Oliveira e a procuradora-chefe, Ana Carolina Ribemboim
Servidora Christiane de Oliveira e a procuradora-chefe, Ana Carolina Ribemboim

Orquestra Criança Cidadã

Estagiários, membros e servidores puderam conhecer mais de perto o projeto da Orquestra Criança Cidadã. A ideia que motivou a visita foi ver como a atividade do órgão impacta diretamente no projeto social. O MPT tem revertido à iniciativa — e a outras também — valores provenientes de multas, decorrentes da atuação administrativa e judicial.

A manhã diferente teve apresentação pelas instalações do projeto, o que incluiu a oficina de luthelaria, salas de música, auditório e futuro prédio, ainda em obras. O coordenador-geral do projeto, o juiz de Direito João José Rocha Targino, ressaltou a alegria de estar recebendo a visita dos integrantes do órgão. “Nossas portas sempre estarão abertas a todos vocês, pois temos uma gratidão imensa a todos os socorros e incentivos que o MPT tem nos dado ao longo dos anos”, disse.

O grupo ainda foi presenteado com um breve concerto. Os adolescentes, regidos pelo maestro Nilson Galvão, executaram as músicas: “Over the rainbow” (do filme "O mágico de Oz"), “Eleanor Rigby” (Beatles), suíte "Sem lei nem rei" (Capiba), "Lamento sertanejo" (Dominguinhos), "Mourão" (Guerra-Peixe/Clóvis Pereira), "Asa branca" (Luiz Gonzaga) e "Carinhoso" (Pixinguinha).

Após concerto, integrantes do MPT se juntaram aos jovens músicos para foto
Após concerto, integrantes do MPT se juntaram aos jovens músicos para foto

 

“Foi uma manhã diferente e cheia de significado. Cada um de nós, cada um de vocês [servidores], faz parte da transformação de mundo desses e de outros jovens. Cada um aqui contribui de alguma forma para garantir cidadania”, disse a procuradora-chefe, Ana Carolina Ribemboim, que acompanhou a visita.

A servidora Luiza Bezerra comentou que adorou a visita, tendo se emocionado em vários momentos. “As músicas tocadas lembraram meus pais. Asa Branca é a cara do meu pai. Me vejo menina olhando para ele, montado no cavalo. No final, Carinhoso recordou os almoços de domingo na casa de mamãe. Meu irmão Raimundo é músico e tocava essa música para ela no saxofone”, contou.

Interior

Os integrantes da unidade do MPT em Caruaru também tiveram programação especial para marcar o Mês do Servidor Público. Na segunda (28), os servidores ganharam limpeza de pele, oferecida pela seguida Siluets Caruaru, seguida de café da manhã, organizado pelos próprios integrantes da unidade. Também haverá aula de ginástica laboral e alongamento, com o Puro Pilates, de Evelyne Amorim.

Integrantes do unidade de Caruaru organizaram café da manhã
Integrantes do unidade de Caruaru organizaram café da manhã

Já a unidade do MPT Pernambuco de Petrolina promoveu ação de qualidade de vida junto ao professor de Educação Física, Hildo Damasceno. Ele apresentou os benefícios da ginástica laboral para os integrantes do órgão na localidade, falando um pouco sobre a teoria e demonstrando na prática alguns exercícios que podem ser incorporados no dia a dia. Teve também, com as consultoras de Beleza, Jéssica Cordeiro e Geisa Daiana, limpeza de pele; e com a fisioterapeuta Jéssica Cardoso, sessões de acupuntura, massagem e eletroterapia. Houve ainda café da manhã, organizado pelos servidores.

Técnicas para aumentar a qualidade de vida no trabalho foram apresentadas em Petrolina
Técnicas para aumentar a qualidade de vida no trabalho foram apresentadas em Petrolina

 

Mês do Servidor

A Administração do MPT em Pernambuco preparou uma série de atividades para marcar o Mês do Servidor. As ações envolveram especialmente a Seção de Gestão de Pessoas. “Esse ano conseguimos diversificar as ações do mês de servidor em várias temáticas, bem como alcançar os servidores das PTM’s [unidades do órgão no interior], com o objetivo de despertar cada vez o sentimento de pertencimento ao MPT”, comemorou o responsável pelo setor, Tiago Gomes.

 

Ainda sobre o tema:

Mês do Servidor | Mastologista orienta sobre prevenção ao câncer de mama

Mês do Servidor | Roda de Casos leva ao MPT manhã de recordações com Clélia Galamba

Mês do Servidor | Palestra sobre felicidade e saúde mental abre comemorações

 

Tags: servidor